26ª edição do Festival de Curitiba – Começa Hoje!

imagens

A 26ª edição do Festival de Curitiba começa hoje! Para você se preparar para o evento, o Portal Brasil Cultura, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais quentes.

Galpão volta com espetáculo dirigido por Márcio Abreu

Gerada de um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia, com patrocínio da Petrobras, debate questões atuais, como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política. Neste trabalho, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. Os atores mergulharam em diversas leituras de textos contemporâneos, como “Programa de Televisão”, de Michel Vinaver e “Ódio à Democracia”, de Jacques Rancière, entre outros. Marcio provocou questões que foram fundamentais para definir qual caminho seguir na estruturação do texto e da encenação: “o que podemos fazer juntos?” e “de que maneira respondemos ou reagimos ao mundo como ele nos chega hoje?”, perguntas às quais sempre recorria no decorrer dos ensaios. A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão.

3 anos de acompanhamento

Os dois curadores da Mostra, Marcio Abreu e Guilherme Weber, se propuseram a acompanhar três artistas de sólida produção criativa durante seus três anos de presença no Festival de Curitiba. Nesta edição, sua segunda curadoria, os três artistas apresentam os seguintes espetáculos :

– Transobjeto. Wagner Schwartz. No ano passado, Wagner apresentou La Bete.
– Louca Pelo Cheiro do Mar
. André Masseno. No ano passado, ele apresentou Confete da Índia. Este espetáculo é um coprodução com o Festival de Curitiba, fato inédito.
– Involuntários da Pátria
. Marcelo Evelin. No ano passado, apresentou Batucada. Este ano, traz à cena a atriz transexual Fernanda Silva, dirigida por Sonia Sobral, a partir do texto homônimo do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro.

Palestra grátis com fundador da Cia do Latão, participante da Mostra

O diretor da Companhia do Latão, Sérgio Carvalho, participa do evento “Interlocuções”, na 26ª edição do Festival de Curitiba, com palestra gratuita para estudantes de teatro.O grupo, de São Paulo, é uma referência na pesquisa estética do teatro e a politização da cena. O grupo de pesquisa teatral surgiu em 97, com a ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Em 2016, Sérgio Carvalho estreou o mais recente trabalho “O Pão e a Pedra”, que será apresentado na Mostra 2017 do Festival de Curitiba. A palestra é no dia 9 de abril, das 16h às 18h, no SESC Paço da Liberdade. A mediação será de Mariana Barcelos. A entrada é gratuita. O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai de 30 de março a 9 de

Medeia: Manual da Esposa Má

“Medeia: Manual da Esposa Má” de forma bem humorada e sarcástica, aborda fragmentos de casos reais sobre mulheres em situação extrema, discutindo questões como casamento, transgressão e maternidade. É uma das peças do Fringe que virão do Espírito Santo. 30/03 as 18h e 31/03 as 21h. Casa Hoffmann.

Mostras especiais do Fringe: espetáculos que cabem em caixas

O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. Uma delas é bastante curiosa. Miniespetáculos de formas animadas apresentados dentro de pequenas caixas são a atração da Mostra de Teatro Lambe-Lambe. São narrativas diversas com bonecos, objetos e sombras, de técnicas híbridas do Teatro de Bonecos. Apenas um espectador assiste cada apresentação. Nessa edição, trabalhos inéditos de artistas locais e uma atração internacional. As apresentações irão ocorrer na parte externa/saguão dos teatros.

II Curitiba Mostra: Encontrosnecessários

Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais de artistas da cidade através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos. Dentro da programação simultânea deste recorte, o público terá os Encontrosnecessários. A promoção de encontros tem marcado a linha de atuação do Espaço Cênico desde seu início. Criado em 2003, o projeto Encontrosnecessários propõe um olhar sobre a criação, formação e difusão cultural, com convidados de distintas áreas. São encontros e bate-papos que compartilham os vários olhares e vivências dos participantes e público interessado. Em seus quase 15 anos de realização, esta ação registra o que vem sendo produzido e pensado em Curitiba e em outras cidades.

MishMash

Programado para os dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi, o MishMash é uma atração de variedades para a família do Festival de Curitiba. Dentro de um clima de circo contemporâneo, com o objetivo de divertir adultos e crianças, o MishMash será a única mostra do Festival a trazer diversas atrações em um só espetáculo. De acordo com o curador, diretor e mestre de cerimônias do segmento, Rafael Barreiros, para a edição de 2017, além da consolidação do formato do espetáculo – que foi um sucesso nos últimos dois anos –, artistas de diversas partes do globo serão trazidos de forma inédita, bem como o time da casa, que está sempre criando novos números.

Gastronomix

A 9.ª edição do Gastronomix – primeiro evento de gastronomia ao ar livre do país, que desde 2008 reúne no Festival de Curitiba profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil – vai ocorrer nos dias 08 e 09 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O Gastronomix tem a curadoria do chef Celso Freire.Trata-se do evento mais saboroso do Festival de Curitiba (26.ª edição), durante o qual nomes estrelados da gastronomia nacional – em paralelo aos palcos cênicos – comandam os serviços culinários, cada qual em sua respectiva barraca. Nesta edição, 26 versões distintas de quitutes serão ofertadas ao público presente – com delícias para todos os paladares e preços acessíveis ( todas as porções têm 150 gramas).

3 espetáculos esgotados; 3 espetáculos esgotando

Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 3outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).

Espetáculos cancelados do Fringe

Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento.

Espetáculos com sessão extra no fringe

Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04  – 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em “Sobre meu pai e outras histórias…” (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30)

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

 

 

FONTE

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *