1ª edição da Expoidea

expoideaUma feira com os olhos para o futuro. Programação inovadora marca a 1ª edição da Expoidea, evento que chega para movimentar o Bairro do Recife (PE) entre os dias 19 e 27 de novembro com uma agenda intensa e multidisciplinar. Uma agenda de ações inovadoras que chegou para romper paradigmas. Avanços tecnológicos, negócios, atividades culturais e o compromisso com a sustentabilidade em um só lugar. Assim é a Expoidea – a feira do futuro, que promete colocar Pernambuco na rota da inovação. Dinâmico e multidisciplinar, o evento acontece entre os dias 19 e 27 de novembro, no Bairro do Recife.

 

A Expoidea terá programação concentrada nos seguintes equipamentos: Armazéns 12 e 13 do Porto do Recife, Santander Cultural, Centro Cultural dos Correios, Torre Malakoff, Ministério da Cultura/Regional Nordeste, Porto Digital e Marco Zero.

 

“Nosso maior objetivo com a feira é aproximar a sociedade do conhecimento, destrinchando as interfaces entre essas três vertentes tão atuais, que são a tecnologia, a cultura e a sustentabilidade”, explica o produtor e empreendedor da Expoidea, Rogério Robalinho, da Cia de Eventos. “É um espaço que irá propor a busca de soluções para questões ambientais, sociais e econômicas, sem deixar de lado a necessidade de uma reflexão crítica sobre a cultura e os seus desdobramentos”, reforça.

 

A Expoidea pretende gerar um fluxo de conhecimento e uma troca constante de informações que seguem na trilha da nova realidade pernambucana, com seus recentes investimentos estruturadores. É o caso da duplicação da BR-101, da transposição do Rio São Francisco, da chegada da Ferrovia Transnordestina, da Refinaria Abreu e Lima, do Estaleiro, do Polo de Poliéster etc. O evento vai apresentar grandes idéias e projetos institucionais do Estado, integrando centros de pesquisa e empresas com apresentações direcionadas para oportunidades do mercado de trabalho.

 

A Expoidea conta com o apoio de instituições dos setores público e privado, como Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo de Pernambuco, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Fundarpe, Prefeitura do Recife, BNDES, Santander Cultural, Itep, Porto Digital, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), Fiepe, Amcham Recife, Embrapa, Universidade Federal de Pernambuco, Porto do Recife, Rede Globo Nordeste, Fundação Roberto Marinho, Nova Brasil FM, Sistema Jornal do Commercio, Sebrae, Espaço Ciência, Oi/Velox, entre outras.

 

 

Estrutura interligada

 

A Expoidea integra diferentes espaços do Bairro do Recife, que vão receber estandes, oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, cursos e debates. A começar pelos Armazéns 12 e 13, âncoras das ações do evento no Marco Zero. Ocupando uma área total de cerca de 2 mil m², os locais estão preparados para receber uma feira com 210 estandes, que inclui, entre outras iniciativas, demonstrativos de cases, divulgações de ações institucionais, rodadas de negócios e “espaços vitrines”.

 

A Expoidea conta ainda com a estrutura do Centro Cultural Correios, do Santander Cultural, da sede da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, do Porto Digital, do Canal das Artes e da Torre Malakoff, que preparou um centro que será palco de apresentações culturais e propostas integradas para os participantes.

 

A proposta é transformar o Bairro do Recife em um marco de mobilização e celebração, onde cada noite será finalizada com grandes shows. Além disso, o evento recebe ainda o BlogCamp Pernambuco, um encontro nacional de blogueiros que vai acontecer nos dois últimos dias do evento (26 e 27), e iniciativas culturais como o Humor na Feira, na Praça do Arsenal, uma série de apresentações de “causos”, histórias engraçadas, piadas e façanhas, no estilo talk show.

 

 

Confira destaques da programação

 

– Espaço Expoidea:

Montado dentro do Armazém 12, o espaço será palco de debates e um minicurso de Robótica para Iniciantes, nos dias 19, 20 e 21/11, com Henrique Foresti. Entre as palestras está Suape Global, dando início ao evento (dia 19/11, às 10h), com o professor Francisco Ramos. Além dele, movimentam o local Ivon Palmeira Fittipaldi, abordando as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia no mesmo dia, às 14h; Homero Fonseca, Leda Alves (Cepe) e Marco Pólo, conversando sobre comunicação, no dia 20/11, às 16h; Yvana Fechine (UFPE), divulgando as ações do projeto O Coque Vive, no dia 23/11, às 14h; Hans Waechter, falando sobre educação ambiental e design, no dia 25/11, às 18h; entre outros.

 

– Santander Cultural:

Localizado no Marco Zero, o prédio do Santander Cultural vai receber, entre outras ações, palestras sobre diferentes assuntos, além de minicursos sobre investimento. No dia da abertura do evento, às 14h, José Antônio Leão (IMPSA) inaugura o ciclo de debates abordando a energia eólica. Já no dia 23/11, às 18h, a economista e socióloga Tânia Bacelar (Ceplan) aborda, às 18h, o desenvolvimento em Pernambuco. O último dia do evento, às 14h, conta com a participação de Marcus Colacino, que encerra com uma palestra focada na inovação, nas tecnologias sociais e no desenvolvimento local como pilares da mudança social.

 

– Centro Cultural Correios:

Localizado na Avenida Marquês de Olinda, o Centro Cultural Correios recebe palestras sobre diversos temas, como petróleo e gás; consumo e sustentabilidade; redes e desenvolvimento local; investimentos; negócios; inovação; o conhecimento espacial no Brasil, entre outros. Nomes como o do professor Moacir Araújo, da UFPE, e Thyrso Vilela Neto, diretor da Agência Espacial Brasileira, têm presença confirmada nesse espaço do evento.

 

– MinC (Regional NE)

A sede da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, na Rua do Bom Jesus, será movimentada com uma série de oficinas do primeiro ao último dia do evento. Entre as aulas programadas, estão cursos rápidos sobre ética, saúde e qualidade de vida; uso e manejo da água no semiárido; informática básica; mudanças climáticas e a questão hídrica; educação com sustentabilidade; laboratório de memória; sexualidade, entre outros.

 

– Porto Digital

O Porto Digital, na Rua do Apolo, recebe uma série de palestras que vão desde o tema da inovação tecnológica até a gestão de recursos hídricos. Destaque para as falas do diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCT), Fernando Jucá (Interação entre o conhecimento e o setor produtivo), às 16h, e a de Francislene Angelotti, da Embrapa (Mudanças climáticas e agricultura), às 18h – ambas no dia 22/11. Nos demais dias, estão confirmadas, entre outras presenças, as de nomes dos comitês de TIC e Sustentabilidade da Amcham.

 

 

– Canal das Artes

O espaço da Rua Vigário Tenório, próxima ao Marco Zero, será palco das oficinas Descobrindo Caminhos para a Vida Sustentável (com Leandro Sparrenberger e Bruna Barella); Cineclubismo; Produção em Audiovisual e Educação Ambiental Vivenciada (com Cecília Costa).

 

Serviço:

O que: Expoidea – a feira do futuro.

Quando: 19 a 27 de novembro de 2010.

Onde: Bairro do Recife (PE) – Armazéns 12 e 13, Santander Cultural, Torre Malakoff, Centro Cultural Correios, Canal das Artes, Porto Digital, MinC (Representação Regional NE).

Quem promove: Cia de Eventos.

Site: www.expoidea.com.br

Contato: Rogério Robalinho (diretor da Cia de Eventos) – 55 (81) 9133.0885

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *