“Uma visita ao Benin”

Exposição é gratuita e traz fotografias de Emanoel Araujo – O artista e diretor-curador do Museu Afro Brasil é um dos fotógrafos da mostra que exibe imagens do país que exportava escravos para o Brasil.
Mostra com 50 fotografias de 5 fotógrafos que estiveram no Benin, na África, está aberta à visitação no Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
A exposição “Uma visita ao Benin” é consequência de uma viagem realizada no início deste ano por Emanoel Araujo, em companhia de pesquisadores e jornalistas à República do Benin. O grupo foi ao país africano para assistir à festa anual do Vodu que acontece na cidade histórica de Ouidah, antigo porto de exportação de escravos negros para o Brasil. De lá, o museólogo partiu para a capital Porto Novo, para acompanhar a Festa do Bonfim.
“Após a abolição da escravatura do Brasil, muitos africanos voltaram para o Benin para começar uma vida nova. São os Souza, os Rego, os Oliveira. Desde então, esta comunidade de descendentes de brasileiros realiza todos os anos a Festa do Bonfim na cidade de Porto Novo”, explica Emanoel Araujo.
O museólogo, que se considera “amador” na arte da fotografia, expões seus trabalhos fotográficos pela segunda vez. A estreia foi na exposição ‘Benin ainda está vivo’, que trazia fotos de uma outra viagem realizada por Emanoel Araujo ao país e passou por 3 cidades: São Paulo (2008), Salvador (2009) e Rio de Janeiro (2011).
Além de Emanoel Araújo, participam da exposição outros 4 fotógrafos: Manuel Correia, Kauê Lopes, Uyrá Lopes e Rodrigo Sombra.
A mostra fotográfica dialoga com outra exposição também em cartaz no Museu Afro Brasil: “Cyprien Tokoudagba – o intérprete do Sagrado e dos Ancestrais do Antigo Reino do Dahomey” faz homenagem ao grande artista plástico do Benin que morreu em maio deste ano após derrame cerebral.

Exposição: “Uma visita ao Benin”Curadoria: Emanoel Araujowww.museuafrobrasil.org.brEndereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nParque do Ibirapuera, portão 10, São PauloTel.: (11) 3320-8900 ramal 8921 – agendamento/ educativo para visitas monitoradasFuncionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)Entrada Gratuita

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *