“História da Cultura Negra: quilombos em Mato Grosso”

 

 

“História da Cultura Negra: quilombos em Mato Grosso” é o título do livro didático elaborado pelos profissionais da Gerência de Diversidade da Secretaria de Estado de Educação, lançado na Semana da Consciência Negra. A obra, com 98 páginas, foi dividida em três capítulos temáticos, mais o glossário e bibliografia. O material voltado para estudantes do Ensino Fundamental é servir de apoio aos professores no processo educativo sobre a história do negro e a cultura negra nos quilombos Mato-grossenses.

Segundo a equipe responsável pela obra, o livro foi elaborado para atender todas as áreas de conhecimento, possibilitando o ensino e aprendizagem interdisciplinar, bem como transdisciplinar. A metodologia oferece oportunidade para o desenvolvimento de atividades cognitivas que auxiliem no conhecimento da realidade dos quilombos e as raízes culturais negras Mato-grossenses, esclarecem os organizadores, professores Ângela Maria dos Santos e João Bosco da Silva.

No capítulo de abertura – O Negro na História – os elaboradores reformulam as informações conhecidas sobre a vinda dos negros para o Brasil, origens de cada povo, vivências religiosas, traços característicos da cultura, com imagens mostrando as construções, trajes, danças e costumes de diferentes regiões. O segundo foco destacou Quilombos em Mato Grosso, revelando a história sobre a instalação dos negros nas diferentes áreas que se tornaram quilombos. Finalizando, a terceira abordagem – Cultura Negra e o espaço Quilombola – destaca o jeito de falar: as palavras africanas no português do Brasil, costumes e danças tradicionais nos quilombos.

O secretário de Educação, Ságuas Moraes Sousa, na introdução do livro, destaca a relevância do trabalho em evidenciar a diversidade étnica racial na formação sócio-cultural, econômica e política da brasilidade, geral e no Mato Grosso.

A proposta, segundo ele, visa “uma educação que respeite e dê visibilidade a todas as etnias que contribuíram e contribuem com a formação do nosso Estado”, diz.

O livro também conta com a parceria do Governo Federal e FNDE.

    Author: Redação

    Share This Post On