Receita de Sardinha “Tipo” Beco das Sardinhas

Sábado passado estava no Rio de Janeiro e levado pela saudade e por amigos fui bater no Beco das Sardinhas. Para quem não sabe o Beco das Sardinhas fica localizado na Rua Miguel Couto esquina com a Avenida Marechal Floriano, no centro do Rio, em meio ao corre-corre diário de toda cidade grande, como São Paulo, minha Curitiba ou mesmo o velho e lindo Rio, portanto, é fácil de chegar. Seja a pé, de taxi ou de ônibus. Estávamos de carro dirigido pelo Marcel. No beco existem diversos bares no mesmo estilo, escolhemos um e lá fomos nós. Esse Boteco escolhido tinha algumas mesas na área interna e outras mesas no beco (na calçada) que ficam cobertas por uma lona plástica.
Vamos ao que interessa, ao prato. As sardinhas são vendidas por unidade, são bem temperadas, chegam até a mesa quente e crocante e acompanhadas de alguns molhos prontos.
As sardinhas são fritas no óleo bem quente e empanadas com farinha de mandioca. São temperadas com limão, alho e sal, seu sabor final é fantástico. O chopp vem como o pedido, na pressão, aí ele vem cremoso, gelado e saboroso, digno de dar água na boca! Quero agradecer ao Barbalho, cunhado carioca que como bom carioca fala com o “R” arrastado e com o “S” com som de“X” e sabe como ninguém receber os amigos.
Ingredientes:
1 quilo de sardinhas frescas, cerca de 16 peixes, peça na peixaria para que sejam limpos, diminui o trabalho e a sujeira.

1 limão siciliano, só o suco

Sal a gosto

Farinha de mandioca fina crua para empanar, cerca de 150 gramas

½ litro de óleo de boa procedência para fritar

Modo de fazer:

Recomendação: mantenha as sardinhas sempre resfriadas, a carne deste peixe é muito macia e em temperatura ambiente praticamente se desfaz na nossa mão. Mantenha os peixes na geladeira entre as operações de preparo e após frita-las consuma o mais rápido possível.

Mesmo que os peixes tenham sido limpos na peixaria lave-os, retire as escamas que ainda existam e prepare as sardinhas para que fiquem abertas e sem a espinha central e as espinhas maiores, conforme mostrado nas fotos, o uso da faca não é necessário se você tiver alguma prática com peixes. Escorra bem, pressionando levemente com as mãos para retirar o máximo de água possível. Em seguida tempere com o sal e o suco de limão, deixe descansar coberto por filme plástico na geladeira por cerca de 10 a 15 minutos. Enquanto isso aqueça o óleo em uma panela alta, caso não tenha um termômetro use um fósforo jogado no óleo para determinar a temperatura de fritura, quando o palito acende está no ponto.

Tire os peixes da geladeira e comece a empana-los na farinha de mandioca, primeiro os que estão por baixo, estão mais úmidos e a farinha vai aderir melhor, em seguida coloque as sardinhas no óleo quente, com a pele para baixo, e frite até dourar, evite colocar muitos peixes em cada vez. Quando atingirem o ponto retire e deixe descansar sobre toalha de papel para secar o excesso de óleo, sirva num guardanapo de papel, com um bom molho de pimenta e um chopp bem gelado.

Cláudio Ribeiro

Jornalista – Compositor

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *