Receita de Quirerinha com Costelinha de Porco

Receita de quirerinha da lapa paranaNo Paraná, existe a famosa quirera Lapiana. A cidade de Lapa, que dá nome ao prato, às margens da antiga estrada da Mata – que ligava Viamão/RS a Sorocaba/SP.- originou-se como lugarejo para pouso de tropeiros. Talvez aí resida a explicação de encontrarmos tantos pratos típicos com características semelhantes, em tantos lugares longínquos do país. As idas e vindas de tropeiros por inúmeras regiões do país acabaram ajudando a difundir certos costumes e práticas culinárias Brasil afora.

Ingredientes:

1 kg de quirera (não da miúda, da média)
5 kg de costelinha de porco
2 kg de tomates bem maduros picados
2 kg de bacon picado
1 kg de cebolas picadas
1/2 kg de feijão
1 caixa de caldo de carne
Cheiro verde (2 maços)
Couve (2 maços)
Óleo
Sal com alho

Modo de Preparo:

Coloque a quirera para cozinhar em água fervente em uma panela bem grande (a água deve encobrir totalmente a quirera); mexa de vez em quando e não deixe faltar água (sempre quente, para não endurecer o milho).
Enquanto isso, refogue as costelinhas em pouco óleo, com sal e alho a gosto; vá pingando água até que elas estejam macias, doure ligeiramente e retire da panela.
Na gordura que restou, frite o bacon e as cebolas (reserve um pouco para a couve).
Acrescente os tomates, o cheiro-verde, o caldo de carne e um pouco de água para formar um caldo.
Quando a quirera estiver macia, misture as costelinhas e o caldo, deixe ferver durante 15 minutos para incorporar os ingredientes.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *