Receita de polenta na chapa

polenta

Preparamos a deliciosa polenta brustolada ou também polenta na chapa como é conhecido pela maioria, mas com um toque de sofisticação, ela foi recheada com muçarela e lombo defumado, afinal uma refeição preparada com carinho sempre precisa de um “que” a mais.

Ingredientes

 

  • 1 xícara de chá de fubá amarelo
  • 2 xícaras de caldo de carne
  • 2 fatias de queijo muçarela
  • 2 fatias de lombo defumado
  • 1 cebola grande
  • 2 bifes de coxão mole
  • Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo

 

Em uma panela coloque 1 xícara do caldo de carne para ferver, quando ferver hidrate o fubá com a outra xícara de caldo e adicione a panela. Quando a polenta começar a borbulhar baixe um pouco o fogo e em fogo médio cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos, sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Unte um refratário de 20cm x 20cm e coloque a polenta para esfriar, espalhe a polenta no refratário de forma uniforme alisando a parte superior alise bem a parte superior para que quando fritar sua polenta fique com os lados bem lisos.

O ideal é preparar de um dia para o outro, assim sua polenta estará bem fria e firme.

Corte a polenta em forma de círculos ou quadrada, da maneira que preferir, passe um pouco de óleo em um dos lados e leve a uma chapa de ferro bem quente para dourar, pode ser feita em uma frigideira, mas o resultado não será o mesmo. Deixe dourar por 3 a 5 minutos e vire.

Quando já estiver dourada dos dois lados coloque uma fatia de queijo e uma de lombo sobre um pedaço de polenta e cubra com outro pedaço, deixe na chapa até o queijo derreter e sirva acompanhada do bife acebolado.

Enquanto o queijo derrete prepare o bife. Tempere os bifes com sal e pimenta e em uma frigideira antiaderente, bem quente, coloque os bifes para fritar (eu sempre prefiro passar a gordura na carne, ao invés de colocar na frigideira) por 3 minutos de cada lado, depois de fritos retire e coloque em um refratário no forno pré-aquecido a 60oC para mantê-los aquecidos. Coloque um pouco de óleo na frigideira e refogue a cebola até ela ficar bem dourada, coloque um pouco de água para desgrudar tudo que está no fundo da frigideira e fazer um molho cheio de sabor. Retorne os bifes a frigideira com a cebola por cima dos bifes e sirva.

Serve 2 pessoas

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *