Receita de Geleia de Tangerina

Orange jam on a wooden table

Receita deliciosa, com o verdadeiro gostinho da fruta e sem consistência de gelatina. E o melhor de tudo: leva basicamente só dois ingredientes e é super fácil de fazer! É claro que têm alguns segredinhos. Mas não se preocupem, pois será dividido com vocês. Então gravem essa receita nos seus favoritos e digam adeus  a geleia do supermercado!

 

Ingredientes:

 

1kg de tangerina murcote;

 

900kg de açúcar cristal;

 

1 colherzinha de café de bicarbonato de sódio;

 

suco de 2 limões;

 

3 paus de canela;

 

4 paus de cravo.

 

Lave bem as tangerinas com sabão e água corrente. Corte-as em pedacinhos de cerca de 1cm com a casca e tudo. Faz assim: corte primeiro em rodelas e vai retirando as sementes. Depois empilhe as rodelas e vai cortando em quadradinhos.

Despeje a tangerina cortada em cubinhos em uma panela grande e funda. Cubra com água filtrada. Não coloque muita água, somente o suficiente para cobrir os pedaços de mexerica. Adicione o bicarbonato de sódio e misture até dissolver.

Deixe a tangerina de molho nessa água, dentro da geladeira, por 24 horas. Você perceberá depois desse tempo que os pedacinhos de tangerina absorverão grande parte da água e ficarão mais “gordinhos”.

Depois de 24 horas, coloque a panela com a tangerina e a MESMA água em que ela ficou de molho (não troque a água!) no fogo alto até ferver. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e cozinhe a tangerina até a casca ficar macia. Você pode testar o cozimento tentando partir a casca com um garfo ou colher. Se partir com facilidade, já está cozida.

Adicione à tangerina cozida o suco de limão, o açúcar, a canela e o cravo. Aumente o fogo novamente e mexa até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe sempre mexendo. Vá retirando a espuma que se acumula em cima da geleia e descarte. Depois de meia hora de fervura, retire a canela e o cravo.

Cozinhe, mexendo sempre, até dar o ponto de geleia (veja dica abaixo).

Despeje a geleia ainda quente em vidros esterilizados. Feche bem com as tampas também esterilizadas e vire os vidros de cabeça pra baixo. Deixe nessa posição até esfriar, assim se criará o vácuo que ajudará a preservar sua geleia por mais tempo.

Agora é só saborear e presentear seus amigos! Lembre-se que depois de aberta, a geleia deve ser guardada na geladeira. Fechada ela dura por até seis meses no armário. Essa receita rende de 8 a 10 vidrinhos de 240ml.

Dicas Importantes:

 

tangerinaNão pule a etapa de deixar as tangerinas de molho. Se você fizer isso, sua geleia ficará com pedaços de casca não cozidas, ou, ao tentar cozinhá-las por mais tempo, sua geleia ficará escura por causa do açúcar que irá caramelizar.

 

Essa geleia só pode ser feita com a tangerina murcote ou a tangerina importada conhecida como “clementine” (essa é mais vermelhinha). Não tente fazer com nenhum outro tipo, pois sua geleia irá amargar. Acredite, eu já tentei…

 

Faça sua geleia em uma panela de laterais altas, tipo um caldeirão. Ela espirra demais a tangerina deve ser cozida na mesma água em que ficou de molho. Se você trocar durante o cozimento e seu fogão pode ficar bastante “caramelado”; a água, a geleia perderá todo o seu sabor;

 

Mantenha o fogo do cozimento de médio para baixo, ou sua geleia poderá ferver e transbordar. E mexa SEMPRE! Um minuto esquecido pode resultar em geleia queimada (lembre-se: açúcar queima muito rápido!);

 

Para dar o ponto coloque um pires dentro do congelador ou freezer quando começar a fazer a geleia. Ele deve ficar congelado. Quando você achar que sua geleia está chegando no ponto (de 1:30h a 2hs de cozimento), retire o pires do freezer e coloque um pouco da geleia quente. Volte o pires para o freezer e deixe resfriar por 2 minutos. Depois desse tempo, retire novamente o pires do freezer e o incline levemente. A geleia deve escorrer lentamente pelo pires formando pequenas “ondas”. Esse é o ponto certo.

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *