Peixe na Telha

Uma delicia que fica pipocando na telha de barro. O Peixe na Telha é considerado um dos melhores pratos da gastronomia do país. Está peixada é típica brasileira, característica da culinária dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espirito Santo e Goiás. Como a telha é de argila e a argila é refratária, a iguaria ficará pipocando por mais de meia hora à mesa. O caldo da peixada poderá ser servido antes como tira gosto.

 

 

ingredientes

Básico

1 tainha de 1 1/2 kg ( no Paraná é feito com peixe de couro como o Pintado)

Sal a gosto

Suco de 2 limões

Recheio

1/2 cebola picada (média)

1/2 pimentão verde picado (pequeno)

1/2 tomate picado (médio)

1/2 xícara de salsinha picada

1/2 xícara de cebolinha picada

1/2 xícara (chá) de extrato de tomate

1/2 xícara (chá) de leite de coco

Sal a gosto

modo de preparo

Limpe o peixe retirando todas as escamas. Corte-o pelas costas e remova as vísceras. Tempere o peixe com sal e limão. Deixe descansar por 1 hora na geladeira.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes do recheio, a cebola, o pimentão, o tomate, a salsinha, a cebolinha, o extrato de tomate, o leite de coco e o sal a gosto. Misture tudo até formar um molho espesso. Retire o peixe da geladeira, passe azeite de oliva dentro do peixe, coloque o molho e recheie.

Amarre bem com um barbante. Pegue uma folha de bananeira, limpe-a e coloque no calor da chama do fogão até amolecer. Cuidado para não queimar. Passe azeite na folha, enrole o peixe e dobre as pontas para não vazar. Coloque sobre uma telha e leve ao forno por 40 minutos, em temperatura alta (290ºC).

Observe se a folha está bem tostada. Retire do forno, corte a folha de bananeira, o barbante e sirva com molho vinagrete.

Acompanhamento: arroz com leite de coco.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *