Macarrão na Folia! – Receitas.

macarrao-receitasO macarrão pode ser de grande auxílio para os foliões. Rico em carboidrato, o macarrão, além de suas qualidades energéticas, ajuda na recuperação da ressaca, pois o carboidrato combate os efeitos do álcool. E é de rápido preparo. Seguem algumas receita, além das que você encontra já no site Brasil Cultura, na parte de massas. E se estiver com pressa ou preguiça de fazer o macarrão, não esqueça que você também pode incrementar seu macarrão instantâneo, criativamente: com ervilha, com queijos, com espinafre, com legumes, com azeitonas pretas, na manteiga, com uma mistura de ervas finas — só não use aqueles pozinhos, que engordam porque são química pura…. Há cinco sugestões de receitas para seu instantâneo ficar mais saboroso.


Macarrão ao alho e óleo com molho de creme de cenoura

Ingredientes:
• Para o macarrão
1 pacote de macarrão (tipo espaguete, comprido)
alho (várias cabeças) ou pasta de alho já pronta
óleo (de milho ou girassol ou canola ou algodão ou arroz)
temperos a gosto (salsinha, louro, pimenta, manjerona, etc.)
• Para o creme
600 g de cenouras em rodelas
1 cebola picada
1 salsão picado
1 colher (sopa) de maisena peneirada
1 litro de caldo de legumes
1 maço de ervas aromáticas (louro, sálvia e tomilho)
sal e pimenta-do-reino a gosto
anéis de cebola, folhas de salsão cortadas em tiras
tomilho

Modo de fazer:
Corte o alho picadinho ou coloque o alho em pasta (maior ou menor quantidade como você preferir). Refogue o alho no óleo, quando estiver dourado, coloque tempero a gosto. Junte a cenoura, a cebola e o salsão e deixe tomar gosto, em fogo médio, por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Polvilhe o refogado com a maisena, acrescente o caldo de legumes fervente e o maço de ervas aromáticas. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Em seguida, elimine o maço de ervas e bata a mistura com um batedor manual até obter um creme homogêneo. Acerte o sal, junte a pimenta-do-reino e deixe ferver. Distribua o creme sobre o macarrão, decore com salsa picadinha e sirva quente.


Massa verde para macarrão

Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de óleo
1 maço de espinafre
farinha de trigo para polvilhar

Modo de fazer:
Cozinhe o espinafre, já limpo e lavado, abafando-o em uma panela. Não coloque água. A seguir esprema-o, até retirar toda a água que se formar durante o cozimento. Coloque o espinafre sobre uma tábua e pique-o bem miúdo, batendo com a lâmina de uma faca, em todos os sentidos. Sobre uma pedra-mármore peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque aí o espinafre, o óleo, os ovos e o sal. Amasse, juntando os Ingredientes aos poucos, com as pontas dos dedos, até formar uma bola. Divida a massa em duas partes, coloque um pedaço sobre o outro e torne a amassar. Repita essa operação mais três vezes. Deixe a massa repousar por 2 horas, em um prato, cobrindo-a com um guardanapo. A seguir, enfarinhe a pedra- mármore e abra a massa com um rolo, até alcançar a espessura de 2 mm. Enfarinhe, enrole e corte a massa na largura que desejar. Deixe secar sobre uma bandeja enfarinhada. Cozinhe em bastante água fervente, durante 5 ou 6 minutos.

 

Macarrão Lasanha

Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite
1 escarola picada
1 cebola picada
700 g tomate picado sem pele e sem semente
1/2 manjericão fresco picado
2 colheres de extrato de tomate
4 colheres de chá de alho esmagado
170 g de ricota
1 ovo grande
2 xícaras de queijo parmesão
2 xícaras quejo cheddar ralado

Modo de fazer:
500g de macarrão para cada 5 litros de água fervente. Tempo de cozimento de 8 a 11 minutos de acordo com as instruções do fabricante. Despeje um fio de azeite e uma colher de chá de sal. Escorra e reserve. Não refresque. Pré aqueça e forno 400F. Unte uma assadeira coloque um pouco do molho de escarola, fatias de lasanha, molho escarola, lasanha, creme de ricota, lasanha, resto de molho, cheddar e asse cerca de 35 minutos. Deixe descansar 5 minutos e sirva. Aqueça o azeite e refogue a escarola por 3 minutos. Coloque cebola e refogue 8 minutos. Misture os tomates, manjericão, extrato tomate e alho. Ferva 10 minutos. Tempere com sal e pimenta. Usando a batedeira, bata a ricota até ficar bem fofa. Coloque o ovo e o parmesão.

 

Lasanha de brócolis com molho branco

Ingredientes:
500 g de macarrão lasanha
300 g de mussarela fatiada
1 xíc de queijo ralado
1 maço de brócolis cozido e refogado
• Para o molho:
500 g de farinha de trigo integral
300 g de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de leite ou metade leite e metade caldo legumes

Modo de fazer:
Ferva 5 litros de água e depois acrescente o sal o óleo e o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem que deve ser de 8 a 11 minutos. Escorra e reserve. Não refresque com água fria.
Coloque a farinha numa panela e deixe tostar um pouco, mexendo sempre. Junte a margarina deixando que ela se dissolva. Acrescente o líquido aos poucos, sempre mexendo bem, até ficar um creme consistente e meio amarelo. Tempere com, além do sal, nóz moscada ralada. Num refratário retangular bem untado, coloque camadas de lasanha cozida alternadas com brócolis refogado, queijo mussarela, molho branco e queijo ralado. Por cima, polvilhe queijo ralado. Leve ao forno regular até dourar.

 

Macarrão ao forno

Ingredientes:
2 cebolas médias fatiadas
1½ xícara de chá de óleo
1 lata de molho de tomate
A mesma medida de água
25 azeitonas sem caroços
4 cubos de caldo de legumes (dissolvidos em um copo de água quente) – opcional  
3 colheres de sopa de amido de milho (dissolvido em um copo de água fria) 
1 copo de requeijão
1 pacote de macarrão tipo spaguetti furadinho (bucatini nº 6)

Modo de fazer:
Frite a cebola no óleo, até que fique bem macia e transparente. Coloque o molho de tomate e a mesma quantidade de água. Deixe ferver. Acrescente as azeitonas o caldo de legumes (opcional), e deixe apurar. Dissolva o amido de milho na água coloque aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar coloque 2/3 ou 6 colheres de sopa do copo de requeijão. Deixe ferver e continue mexendo. Desligue o fogo. Numa panela com água e sal a gosto, cozinhe o macarrão e deixe “al dente”. Unte uma assadeira com o restante do requeijão, coloque o macarrão, acrescente o molho e leve ao forno pré aquecido, por 20 minutos.

 


Macarrão do tipo ninhos, aos quatro queijos

Ingredientes:
1 pacote de 500 g. de macarrão ninhos
1 litro de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena ralada
1 xícara de creme de leite
1 copo de requeijão (250 g.)
1 pitada de noz moscada
1 pimenta-do-reino branca (opcional)
1 xícara de queijo gorgonzola esmigalhado
1 xícara de queijo ementhal ralado
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 pacote de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão em água abundante e fervente. Recomenda-se para cada 5 litros, 500g de macarrão. O tempo de cozimento vem normalmente impresso na embalagem. Manter o fogo alto do início ao fim. Escorra e reserve. Obs.: O cozimento do macarrão deve ser feito quando o molho estiver pronto ou quase pronto para ser servido bem quente. Num caldeirão coloque a manteiga em fogo baixo para derreter, junte a cebola e deixe amolecer. Acrescente o requeijão, misture bem e junte o leite até ferver. Mexa de vez em quando. Coloque uma pitada de noz moscada e a pimenta branca se quiser. Junte os queijos um a um misturando sempre. O molho deve ficar liso e uniforme. Junte o creme de leite, mexendo sempre e não deixe ferver. Numa travessa coloque o macarrão e junte o molho mexendo delicadamente. Polvilhe com queijo ralado e sirva a seguir.

 

Macarrão integral (ou não) com palmito e milho

Ingredientes:
½ pacote de macarrão integral
1 vidro comum de palmito
1 vidro de minimilhos
½ colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de tomilho seco
4 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer:
Enquanto o macarrão cozinha escorra a água dos vidros de milho e palmito e corte-os em rodelas pequenas.
Escorra o macarrão e em uma panela seca coloque o azeite de oliva para esquentar. Dê uma ligeira fritada no palmito, junte os pedaços do milho e tempere com tomilho seco e sal. Assim que estiver bem quente coloque por cima do macarrão, que deverá estar já arrumado em uma travessa.

 

Gravata ao molho de berinjela

Ingredientes:
250g de macarrão gravata
700 g de berinjela cortada em cubos
1 cebola cortada em cubos
2 dentes de alho picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
700 ml. de molho de tomate fresco
orégano e sal a gosto

Modo de fazer:
Ferva 2,5 litros de água e depois acrescente o sal o óleo e o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem que deve ser de 8 a 11 minutos. Escorra e reserve. Não refresque com água fria. Leve ao fogo a berinjela com azeite, a cebola e o alho, refogando bem. Acrescente o molho de tomate, o orégano, o sal e deixe no fogo até que o molho fique apurado. Reserve. Coloque o molho por cima do macarrão e sirva. A berinjela pode ser substituída por outros vegetais.

 

Farfalle (gravata) ao funghi (cogumelos)

Ingredientes:
250g gravatinha (farfalle)
1 cebola bem picada
1 pacote de cogumelo seco (funghi porcini – 20g)
Água quente para hidratar o cogumelo
5 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ralado na hora a gosto

Modo de fazer:
Hidrate os cogumelos em água quente por 1 hora. Escorra e verifique se não tem areia. Se for necessário, lave e escorra mais uma vez. Numa panela, refogue a cebola no azeite até dourar. Junte os cogumelos e refogue por mais dois minutos. Junte o creme de leite, o sal e a pimenta, deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe a massa em bastante água com sal, escorra e misture ao molho. Salpique o queijo ralado e sirva.

 

Talharim com legumes

Ingredientes
300 g de talharim
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 xícara de brócolis (só os buquês)
1 xícara de cenoura em tiras
100 g de ervilha torta
1 pimentão vermelho em tiras
1 pimentão amarelo em tiras
½ xícara de ervilha em grão
1 xícara de shitake
1 colher de chá de curry
3 colher de sopa de molho de soja
sal a gosto

Modo de fazer
Ferva 3 litros de água e depois acrescente o sal o óleo e o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem que deve ser de 8 a 11 minutos. Escorra e reserve. Não refresque com água fria. Refogue ligeiramente os legumes um a um no óleo. Junte todos numa panela. Acrescente o gengibre, o curry e o molho de soja, misture bem por dois minutos em fogo baixo. Junte o fetuccine. Sirva a seguir.

 

Canelone de tofu

Ingredientes:
1 pacote de massa de canellone integral

• Para o recheio:
2 copos de tofu amassadinho
3 colheres de sopa de azeite de oliva
½ copo de pimentão vermelho picadinho
½ copo de azeitonas pretas picadas
1 colher de sobremesa de pimenta-do-reino verde amassada com um garfo
½ colher de sobremesa rasa de sal

• Ingredientes do molho branco
2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
1 copo de água fervendo
1 colher de café de noz-moscada moída
2 colheres de sopa de óleo de milho
½ colher de sobremesa de sal
• Ingredientes do molho de tomate
2 copos de tomate cortado em pedacinhos
½ copo de purê de tomate
½ copo de água
1 copo de temperos verdes picadinhos
1 colher de sobremesa de urucum em pó
2 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
1 colher de sobremesa rasa de sal

Modo de fazer:
Cozinhe os canellones em água fervendo com um pouco de óleo e sal até estar cozidos, porém não desmanchando. Escorra a água e passe em água fria. Misture bem todos os ingredientes do recheio e preencha o interior dos canelones. Para o molho branco esquente o óleo e doure a farinha de trigo com o sal, mexendo sempre. Adicione a água fervendo aos poucos e mexa bem. Caso forme caroços, bata todo o molho no liquidificador. Adicione a noz-moscada e deixe no fogo alto até começar a ferver, sempre mexendo. Apague o fogo e reserve. Para o molho vermelho, esquente o óleo e refogue os temperos verdes, o urucum em pó e o sal. Após 5 minutos em fogo alto, mexendo sempre, adicione o tomate e a água. Mexa e deixe em fogo médio por 20 minutos. Espalhe o molho branco em uma travessa refratária e em seguida arrume os canelones já recheados. Regue-os com molho vermelho, cubra a travessa com papel alumínio e deixe no forno quente por 15 minutos.

 

Pene Tricolor

Ingredientes:
200 g macarrão pene
300 g vagem em tiras
300 g cenoura cortada em tiras
1 colher de sopa de margarina light
1 colher de sopa cebola ralada
2 colher de sopa de requeijão light
1 xícara deleite desnatado
1 colher de sopa defarinha de trigo
½ chícara de chá noz moscada
3 colher de sopa dequeijo cottage

Modo de fazer:
Coloque o macarrão com a vagem e a cenoura para cozinhar em água fervendo e salgada. Em uma panela coloque a margarina e a cebola para dourar; em seguida acrescente o leite e a farinha de trigo e vá mexendo até formar um creme grosso. Tempere com sal e noz moscada e por fim acrescente o requeijão. Assim que a massa estiver cozida, acrescente o molho, salpique com o queijo cottage. Sirva em seguida.



Macarrão à Provençal

Ingredientes
2 abobrinhas tipo italiana raladas
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
1 vidro de cogumelos em conserva
1 pacote de massa (pode ser curta, longa ou recheada)
mangericão picado

Modo de fazer:
Cozinhe a massa e reserve. À parte junte numa travessa a abobrinha, o alho o azeite e os cogumelos. Reserve. Envolva a mistura de abobrinha na massa. Sirva a seguir.

 

Rigatone ao molho de legumes

Ingredientes
500 g rigatone
1 xícara de cogumelos pequenos e picados
¼ xícara de cebola roxa picada
¼ xícara de pimentão vermelho picado
¼ xícara de pimentão amarelo picado
¼ xícara de salsa picada
½ colher de sopa de orégano
1/3 xícara de azeite
2 colheres de sopa de suco de limão
sal, pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe o rigatone conforme instruções da embalagem, escorra e reserve. Numa vasilha pequena, misture os cogumelos, a cebola, o pimentão, a salsa e o orégano. Bata o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino separadamente e acrescente aos ingredientes anteriores. Cubra e leve à geladeira. Misture com o rigatone. Sirva a seguir.

 

 

Macarrão integral com molho de moranga, soja e ervas

Ingredientes:
250g de macarrão integral parafuso
200g de moranga com casca cozida no vapor ou com pouca água
1 xícara de chá de proteína de soja moída seca
1/2 xícara de pimentão em fatias finas (de preferência vermelho)
Uma pitada de gengibre ralado
Shoyu
1 cebola pequena
Ervas de proença
1 colher (sopa) de sal
Azeite a gosto

Modo de fazer:
Coloque o macarrão em água fervendo, com um fio de óleo. Acrescente 1 colher (sopa) de sal e deixe cozinhar por 20 minutos. Na pressão, pode ser por 12 minutos. Cuidado para não cozinhar demais. Tente manter “ao dente”. Prepare a proteína de soja conforme indicação para quibe Bata no liquidificador a moranga com casca e depois volte para a panela Adicione os outros ingredientes, deixando engrossar feito um molho grosso Escorra o macarrão depois de cozido e passe-o pela água fria rapidamente Prepare, alternadamente, as camadas de molho e macarrão Sirva com as ervas.

Bolo de Macarrão

500 g de macarrão espaguete
2 cubos de caldo de legumes (opcional)
1/2 xícara de leite morno
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de purê de tomate
1 xícara de queijo ralado
3 ovos batidos
1/2 xícara de azeitonas pretas
orégano a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão em água e sal e escorra. Misture o caldo de legumes, dissolvido no leite morno, com a margarina, o purê de tomate, o queijo ralado,os ovos,as azeitonas e o orégano. Mexa bem. Unte uma forma refratária redonda (grande) e coloque o macarrão, apertando bem. Leve ao forno médio por 20 minutos. Desenforme e decore a gosto.

 

Espaguete ao alho e óleo

Ingredientes:
1 pacote de 500 gr de espaguetinho
1/4 de xícara de de azeite de oliva
4 dentes de alho cortados em fatias finas
1 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas finas
salsa picada (opcional)

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão em água abundante e fervente. Recomenda-se para cada 5 litros, 500g de macarrão. O tempo de cozimento vem normalmente impresso na embalagem. Manter o fogo alto do início ao fim. Escorra e reserve. Obs.: O cozimento do macarrão deve ser feito quando o molho estiver pronto ou quase pronto para ser servido bem quente. Leve ao fogo uma panela pequena com o azeite, junte o alho e a pimenta, e deixe fritar até dourar ligeiramente. Tire do fogo e em seguida tempere o espaguetinho, misturando bem. Sirva imediatamente, salpicado com salsa, se desejar.

 

Macarrão com Molho de Nozes
 
Ingredientes:
1/2kg de macarrão ou talharim

1 cebola picada
1 dente de alho esmagado
2 colheres de sopa de óleo
3 ovos
10 nozes picadas ou moidadas
2 chavenas de molho de tomate 100% purex! :)
1 folha de louro
Azeitonas picadas e oregãos a gosto

Modo de fazer:
Frita a cebola e o alho no óleo. Junta os ovos mexendo bem até ficarem em pedacinhos bem fritos. Acrescenta as nozes. Junta o molho de tomate e resto dos ingredientes. Coloca sobre o macarrão cozido e escorrido.

 

Fusilli com Molho Cítrico e Agrião

Ingredientes:
350 g de fusilli
1 colher de chá de sementes de erva-doce
100 g de queijo de cabra amassado
suco de ½ laranja
suco de ½ limão
casca de ½ laranja em tiras finas
casca de ½ limão em tiras finas
50 g de folhas novas de agrião limpas e secas
50 g de tomate seco em conserva
10 azeitonas pretas
5 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparar:
Esmague bem as sementes deerva-doce; coloque-as em uma tigela e junte o queijo, o suco e as cascas de laranja e de limão. Deixe marinar por cerca de 10 minutos. Coloque bastante água com sal para ferver e cozinhe o macarrão; escorra quando estiver “al dente”. A seguir, junte à mistura de queijo o agrião, as azeitonas, o tomate seco e mexa bem; aqueça o azeite em uma frigideira e passe rapidamente a mistura obtida. Despeje o macarrão na frigideira e mexa por cerca de 2 minutos; acrescente uma generosa pitada de pimenta-do-reino e sirva.

 

5 receitas para você incrementar o seu macarrão instantâneo:

Atenção: dê preferência ao uso de azeite de oliva virgem e, neste caso, não o leve ao fogo, acrescente um fio no próprio prato.

1 – Instantâneo com acelga

Ingredientes:
2 pacotes de macarrão instantâneo
2 colheres de sopa de azeite de oliva espanhol
1 xícara de chá de acelga fatiada
1 cenoura em fatias
1 colher de sopa de molho de soja
orégano a gosto (pouco)

Modo de fazer:
Cozinhar o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorrer e reservar. Aquecer o azeite de oliva espanhol e fritar o macarrão rapidamente. Acrescentar a acelga, a cenoura, o molho de soja e ½ xícara de chá de água. Assim que o molho reduzir, retirar do fogo e servir em seguida, com pitadinha de orégano.

 

2 – Yakissoba

Ingredientes:
1 pacote de macarrão
4 colheres de sopa de óleo 1 repolho médio fatiado (fatias finas)
1 pimentão verde (cortado em forma de palitos)
1 cenoura média (cortada em forma de palitos)
200g de moyashi
pimenta, sal e ervas a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão por 5 minutos, retire do fogo e jogue água fria. Adicione uma colher de sopa de óleo, para evitar que o Espaguete se grude. Reserve. Em um tacho (ou frigideira grande), acrescente o restante do óleo, o repolho, a cenoura e o pimentão verde, deixe refogar. Acrescente os temperos, depois o espaguete, o moyashi e o tempero Sazon, deixe refogar bem. Desligue o fogo. Sirva quente.

 

3 – Instantâneo aos quatro queijos

Ingredientes:
2 Pacotes de 100g
• Para o molho branco:
1 copo de leite
½ colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
50g de parmesão ralado
50g de mussarela ralada
50g de catupiry
1 colher de sopa de gorgonzola sal a gosto

Modo de preparar:
Prepare o talharim conforme a receita da embalagem. Leve ao fogo a manteiga e a farinha de trigo até derreter, acrescentar o leite e mexer bem. Adicione os queijos e deixe derreter. Servir sobre o macarrão, podendo também levar ao forno para gratinar.

 

4 – Instantâneo ao molho de mostarda

Ingredientes:

2 pacotes de macarrão instantâneo
• Para o molho:
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de mostarda
1 colher de café de suco de limão
1 lata de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Enquanto o macarrão está sendo feito segundo as instruções da embalagem, bata no liqüidificador a manteiga, a mostarda, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Aos poucos, vá colocando o creme de leite até formar um creme espesso tipo maionese.


5 – Instantâneo com alho poró e cogumelos

1 pacote de macarrão
1 xícara de chá de alho poró em rodelas
1colher de manteiga
1 xícara de chá de cogumelos cortados
3 xícaras de chá de leite
1 colher de farinha de trigo
1 colher de salsa picada
½ lata de creme de leite queijo ralado
1 colher de cebola

Modo de fazer:
Levar na panela a manteiga e a cebola, o alho poró e os cogumelos para refogá-los, junte o leite com a farinha de trigo, creme de leite, fazendo um creme. Misture ao macarrão, cozido e já escorrido, o creme e o queijo ralado, gratine.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Trackbacks/Pingbacks

    1. jihytrderythkjhubtd - Title... [...]please go to the web sites we comply with, which includes this 1, because it represents our picks from the …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *