Feijoada Completa para o Inverno

feijoada completa bcO inverno chegou e com ele o desejo de saborear pratos mais quentes. O mais procurado é a feijoada. E o reflexo dessa mudança de hábito é sentido no comércio.

No lugar da carne de vaca, pé e orelha de porco. Nos açougues  em todo Brasil, a queda da temperatura, aquece às vendas da carne suína e miúdos. E o motivo é a famosa feijoada brasileira.

Além do feijão, para fazer uma boa feijoada uma dica importante é escolher bem os ingredientes, prestar atenção na etiqueta de validade dos produtos e ter atenção na hora de comprar os itens da refeição, que é típica na culinária brasileira.

O prato, dizem, que teve origem no Norte de Portugal, ganhou o gosto popular no Brasil e muitas variações no preparo. Em um restaurante de comida italiana, por exemplo, o prato preferido aos sábados não são as massas ou molhos, e sim a feijoada.

Suculenta e repleta de carnes vai bem com arroz, couve, torresmo, laranja, farinha, e até pedaços de rapadura. Com acompanhamentos deixa de ser um prato típico e passa a ser uma refeição completa no inverno. Não esqueça a saborosa cachaça, a do litoral do Paraná é deliciosa.

Ingredientes

 

200 g de carne-seca

200 g de lombo de porco salgado

200 g de pé de porco salgado

200 g de orelha de porco salgada

400 g de feijão-preto

200 g de paio

200 g de costeletas de porco

200 g de bacon

2 dentes de alho bem picados

1 cebola bem picada

2 folhas de louro

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Sal se for necessário

 

 

Acompanhamento

Arroz branco, couve mineira, farofa, torresmos e laranja em rodelas

 

 

Com três dias antecedência, lave bem as carnes salgadas e coloque-as de molho em bastante água, na geladeira, trocando a água pelo menos três vezes ao dia. Lave o feijão e coloque-o de molho em bastante água, de um dia para o outro. No dia de servir, junte em uma panela grande as carnes que estavam de molho, o paio, as costelinhas de porco, o feijão e deixe cozinhar em fogo forte até as carnes e o feijão ficarem macios.

Numa panela à parte, derreta o bacon, junte o alho e deixe dourar levemente. Incorpore a cebola e refogue bem. Coloque as folhas de louro, tempere com uma pitada de sal, se for necessário, pimenta e deixe por mais alguns instantes no fogo, para os temperos se mesclarem.

Coloque esse refogado dentro da panela da feijoada e deixe ferver. Sirva quente, com o acompanhamento.

Tudo sobre a Culinária Brasileira

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. ivrfy5 Major thanks for the post.Really looking forward to read more. Cool.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *