Dicas para escolher bem os vegetais para as saladas de verão.

A salada já há tempos deixou de ser uma simples entrada de jantar ou apenas um acompanhamento para um prato principal. E com muito estudo além de muita criatividade diversos nutricionistas além de engenheiros de alimentos, culinaristas e também chefes de cozinha devem conseguir descobrir técnicas assim como temperos que podem deixar suas saladas além de muito nutritivas, mais coloridas e saborosas, o que é o grande problemas na maioria dos relatos das pessoas que acham um verdadeiro pesadelo comer um prato de alface junto da comida.

Dos diversos ingredientes das saladas estão verduras de folhas, legumes entre outros itens. A salada de alface por exemplo e tomate, sem dúvida é a preferência nacional. Atualmente diversos restaurantes oferecem para seus clientes saladas com todos os vegetais. Sendo bastante comum saladas de várias folhas, de folhas com frutas, grãos como por exemplo trigo em grão, legumes e até mesmo frutas secas. Sem levar em conta nas salas que se incluem massas, frango, peru, queijos e até mesmo as famosas toradas.

 

Esta grande variedade de verduras e legumes garantem uma qualidade excelente para as saladas. Alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, compostos fundamentais para que ocorra um bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças. Além disso as diversas hortaliças são riquíssimas em fibras promovendo e prevenindo os tratamentos de doenças como por exemplo o Câncer de intestino, obesidade, colesterol alto, diabetes, prisão de ventre, entre outros, dando ainda uma sensação de saciedade e leveza, algo excelente para quem costuma exagerar no tamanho do seu prato.

Além destas diversas qualidades a salada é um prato bastante prático, rápido e muito fácil de se preparar. Não existe por exemplo uma receita a se fazer, basta que utilize apenas a criatividade que vai tornar o prato muito saboroso.

Para que se garanta a qualidade nutricional e também o sabor de cada uma das saladas, existem algumas regras. A seguir daremos algumas dicas de compra, limpeza e também o armazenamento de hortaliças, dicas de como preparar, receitas de saladas e temperos e até mesmo a melhor época para se comprar determinadas verduras e legumes.

A primeira dica para se realizar uma boa compra, é a data de validade, vários vegetais principalmente os legumes e verduras que forem vendidos a granel não possuem prazo de validade. Porém nestes casos devemos confiar na experiência e não se esquecer de nenhum detalhe.

Para se escolher verduras de folhas por exemplo, como alface, agrião, etc, devemos escolher as mais verdes, que sejam mais brilhantes e tenras. Evitando assim as verduras com folhas murchas, que tenham manchas amareladas ou escuras e também marcas de inseto.

Já para os legumes como cenoura, batata, pepino, além da boa visão é preciso utilizar o tato, procure segurar cada legume observando a sua firmeza .Procure passar os dedos e ter certeza de que a casca estará lisinha e não enruga com o toque dos dedos, procure evitar legumes que tenham brotos ou pontos escuros.

Grande parte dos valores nutritivos das hortaliças podem se perder se este preparo dos alimentos for incorreto. Além disso é fundamental que se tenha uma boa higiene de alimentos, principalmente se eles forem consumidos crus, é bem simples, basta seguir os passos a seguir:

Procure lavar bem as hortaliças inteiras, colocando em água corrente com uma escovinha, as verduras que tiverem folhas devem ser lavadas uma a uma.

Procure ainda deixar as hortaliças inteiras em água corrente por 30 minutos em uma água com solução para higiene de vegetais, que pode ser encontrada em diversos supermercados. É recomendado uma colher de sopa desta solução para cada litro de água.

Depois deste processo basta apenas secar bem as folhas e os legumes guardando na parte inferior da geladeiras em sacos ou mesmo potes plásticos fechados. A validade irá depender de acordo com o vegetal, porém pode-se guardar vegetais folheosos por mais de uma semana e legumes por 15 dias. Batatas e outros tipos de tubérculos como batata doce, mandioquinha, mandioca, deverão ser guardadas fora da geladeira em um local seco, fresco e que não tenha muita luminosidade.

São diversas as saladas que podem ser preparadas com alimentos crus, neste caso por exemplo, se quiser cozinhar é preciso também seguir algumas regras, já que o cozimento correto é fundamental para se garantir um sabor e textura, além da cor do alimento evitando perda de nutrientes do vegetal.

Procure cozinhar os alimentos com casca, se necessário não tire a casca muito grossa e nunca deixe de molho após ser descascada e cordata.

Procure não cortar as hortaliças com faca de ferro e sim de aço inoxidável pouco antes de serem utilizadas.

Jamais utilize bicabornato de sódio para cozinhar verduras e legumes pois ele faz com que se percam algumas vitaminas que estão disponíveis.

Já no vapor a perda de nutrientes é menor, para que se garanta que os alimentos cozinhem todos ao mesmo tempo, procure os cortar mais ou menos, do mesmo tamanho, para que se retenha um pouco dos nutrientes do alimento cozidos no vapor podemos o envolver em papel manteiga. Irá se forma r um suco entre o alimento e o papel que pode ser utilizado para fazer um molho ou tempero para salada.

Para refogar por exemplo, quando se for preparar uma salada com diversos vegetais, procure os refogar por partes, colocando primeiro na panela aqueles de cozimento mais lento e somente depois os vegetais de cozimento rápido mexendo sempre. Procure ainda tentar colocar pouca água utilizando uma panela com tampa para que a água não seque depressa demais queimando o alimento.

Para um bom cozimento na água, procure tentar utilizar a água de cozimento para vários vegetais, pois é rica em nutrientes que costumam se perder dos alimentos, ou então utilize na preparação de molhos, sopas ou caldos.

Para se conservar melhor os nutrientes procure deixar a água ferver antes de se colocar os vegetais na água, fervendo rapidamente mantendo em fogo alto até que fiquem prontos.

Agora basta mesmo aproveitar e fazer as mais incríveis saladas para qualquer tipo de ocasião.

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    Author: Redação

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