Coxinha de Mandioca

coxinhaA coxinha é um salgadinho brasileiro, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango. Muito apreciado é o recheio de carne de frango cozido, desfiado e misturado com queijo cremoso, como o Catupiry.

Modelada em formato de coxa de galinha é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente.

A coxa creme é uma versão feita com uma coxa de frango inteira. Às vezes, é feita também com a sobre-coxa, envolta na massa básica.

A coxinha de galinha é servida em lanchonetes, casas de café, lojas especializadas em salgadinhos, padarias e pastelarias. Em formatos pequenos, são servidas em festas e buffets.

Ingredientes
Massa:
1 kg de mandioca cozida com sal, passadas no espremedor
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa farinha de rosca
1 colher de chá de sal
2 gemas
1/2 xícara de chá de leite
Recheio:
Peito de frango cozido temperado e desfiado

Como Fazer
Coloque a mandioca em uma tigela acrescente a farinha de trigo, farinha de rosca, as gemas, sal e o leite. Misture bem sem sovar a massa, deixe descansar um pouco
Se precisar acrescente um pouco de farinha de rosca na massa. Pegue uma colher bem cheia da massa, coloque na palma da mão e abra a massa e coloque um pouco de recheio. Feche de o formato de coxinha e passe na farinha de rosca depois na gema batida com leite e novamente na farinha. Frite em óleo não muito quente, e não fique mexendo. Sirva quente. (Unte as mãos com óleo para fazer as coxinhas)

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *