Cambira (peixe defumado) com pirão de peixe

Cambira é nome que é dado a todo peixe defumado no litoral do Paraná, e em especial no município Pontal do Paraná. Cambira. Originalmente, cambira é o nome de um cipó abundante no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa. E foi por causa dele que assim também ficou o nome do prato. Sem geladeira, os pescadores precisavam salgar e secar os peixes – principalmente a tainha – para poder conservá-los em épocas em que os grandes cardumes chegavam às praias. O pescado era amarrado com o cipó para secar ao sol ou então sobre o calor do fogão à lenha. Uma vez seco, o peixe ia para a panela de barro com água e ingredientes facilmente encontrados na região, entre eles, a banana e os temperos verdes.
Ingredientes:

– 2 kg de peixe seco ou defumado;
– 6 bananas da terra; tomates bem maduros sem pele;
– cebola;
– 1 pimentão pequeno;
– 1 maço de alfavaca;
– 1 maço de coentro;
– 3 colheres de sopa de extrato de tomate;
– pimenta a gosto;
– 2 colheres de sopa de óleo;
– farinha branca de mandioca para o pirão.

Modo de preparo:

Lavar bem o peixe seco e deixar de molho, trocando a água por várias vezes para tirar o excesso de sal. Preparar o molho colocando numa panela rasa o óleo, depois a cebola, o pimentão, o tomate, a alfavaca, o coentro, a pimenta e o extrato de tomate. Pronto o molho, juntar o peixe, tampar e deixar ferver por alguns minutos.

As bananas são colocadas em seguida, cobrindo o peixe. A panela deve ser tampada mais uma vez, para uma nova fervura. Para servir, é recomendado que as bananas sejam tiradas e servidas em outro recipiente.

Para o pirão, colocar numa panela parte do molho do peixe. Fazer um mingau com água fria e depois derramar aos poucos no molho fervendo, mexendo sempre. O prato completo é servido com arroz branco e saladas.

Fátima Aguiar e Plínio Aguiar
Restaurante Burghezia no balneário de Pontal do Sul – Pontal do Paraná – Paraná.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *