Bacalhau – Receitas

bacalhau 0000Tradicional nas mesas brasileiras e portuguesas, o bacalhau também é presença quase que obrigatória nos menus da Semana Santa, período em que a Igreja Católica recomenda a abstinência de carne.

Pescado entre os meses de março a outubro nos mares da Noruega, na verdade, a denominação bacalhau abrange quatro tipos de peixe.

O Cod é o mais apreciado entre eles. Também conhecido no Brasil como Bacalhau do Porto, esse peixe é considerado o legítimo bacalhau. Normalmente, é o maior, o mais largo e com postas mais altas. Quando cozido, a carne desfaz-se em lascas claras e tenras. Também é o mais caro.

O Saithe, outro peixe que pode ser transformado em bacalhau, tem uma cor mais escura e sabor mais forte. Desfia com facilidade, sendo muito utilizado para bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau. É mais barato que o Cod.

O Ling tem a carne clara como a do Bacalhau do Porto. Muito apreciado no Brasil é mais estreito que os demais, e, portanto menos aproveitável. Já o Zarbo é o mais barato e o mais popular dos bacalhaus.

A necessidade de encontrar alimentos que suportassem as longas viagens marítimas de antigamente fez os portugueses desenvolverem técnicas eficientes para processar o peixe mais precioso do Atlântico Norte. Porto é a cidade portuguesa pioneira no processamento e exportação do bacalhau, por isso a denominação Bacalhau do Porto.

bacalhoada 01Bacalhoada

Ingredientes:
1 kg de bacalhau; 1 1/2 de batatas cozidas sem casca; 1 pimentão verde médio e fatiado; 1 pimentão vermelho médio fatiado; 2 cebolas médias cortadas em rodelas; 4 dentes de alho fatiados; 50 g de azeitonas portuguesas; 1 xícara de chá de salsa picadinha; cerca de 1 xícara de chá de azeite; 1 colher de chá de pimenta calabresa; sal a gosto; 3 tomates em rodelas.

Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho na água e na geladeira durante dois dias, trocando a água várias vezes ou até tirar todo o sal. Cozinhe o bacalhau em água por cerca de 15 minutos a partir da fervura. Escorra a água e espere esfriar um pouco para limpá-lo. Tire toda a pele e os espinhos. Corte-o em postas e reserve. Corte as batatas em rodelas grossas. Em um pirex, coloque no fundo parte do azeite, das rodelas de cebola, as rodelas de tomate, o pimentão e as batatas. Salpique um pouco de salsinha e pimenta calabresa e jogue algumas fatias de alho e azeitonas. Então acrescente as postas de bacalhau e o restante do azeite. Vá montando o prato nesta ordem, em camadas, até ter colocado todos os ingredientes. Não esqueça de sempre salpicar um pouco de sal entre uma camada e outra. Para o prato ficar bonito e colorido, coloque um pouco de cada ingrediente, principalmente os pimentões e cebolas, por cima de tudo.

Bacalhau Mouriscobacalhau mourisco

Ingredientes:
2,5 kg de lombo de bacalhau 1 ½ de xícara de azeite 4 dentes de alho picados 1,5 kg de batata descascada, cortada em rodelas 30 azeitonas pretas, sem caroço 3 colheres (sopa) de salsinha picada 2 colheres (sopa) de coentro picado ¼ de xícara de manteiga Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:
Coloque o bacalhau de molho por 24 horas, trocando a água várias vezes ao dia. Retire lâminas do bacalhau desfazendo o lombo. Tire a pele e as espinhas e reserve. Numa panela com o azeite, frite o alho até começar a dourar. Junte a batata, tampe a panela e, à medida que for cozinhando e dourando, amasse com uma colher de pau. Junte, aos poucos, 1 xícara de água e raspe o fundo da panela para deixar a batata bem solta. Adicione o bacalhau, a azeitona, a salsinha e o coentro. Tempere e deixe esquentar bem. Acrescente a manteiga e sirva.

bacalhau-consoada2Bacalhau da Consoada

Ingredientes:
2 kg de lombo de bacalhau cortado em 12 postas 2 kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas de 1cm de espessura 6 ovos 2 maços de brócolis grandes (2,9 kg) 1 colher (sopa) de sal 1 repolho médio (800g) cortado em quartos 24 azeitonas pretas inteiras (145g) 1/4 de xícara de azeite de oliva (60 ml) para regar

Modo de preparo:
Numa bacia de cozinha ou tigela grande, coloque o bacalhau, cubra com água fria, vede com filme plástico e deixe na geladeira por 48 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes para dessalgar. Lave o bacalhau em água corrente e escorra. Retire as espinhas. Reserve. Numa panela grande, junte a batata, cubra com 4 litros de água e cozinhe em fogo alto até começar a ficar macia (cerca de 5 minutos). Acrescente o bacalhau reservado e continue a cozinhar até a batata ficar macia (cerca de 10 minutos). Escorra e reserve. Enquanto isso, numa panela média, em fogo alto, cozinhe os ovos em 4 xícaras de água (960 ml) até ficarem firmes (aproximadamente 8 minutos). Escorra e deixe esfriar. Descasque, corte ao meio e reserve. Limpe os brócolis separando os buquês. Coloque-os numa panela média, cubra com 2 xícaras da água (480ml), tempere com 1/2 colher (sopa) de sal e cozinhe em fogo alto até ficarem macios (cerca de 10 minutos). Escorra e reserve. Em outra panela média, junte o repolho, cubra com 2 litros de água, tempere com o sal restante e cozinhe em fogo alto até ficar macio (cerca de 15 minutos). Escorra e reserve. Numa travessa grande, arrume as postas de bacalhau, as rodelas de batata, os buquês de brócolis e os ovos. Acrescente as azeitonas. Regue com o azeite e sirva bem quente.

Bacalhau à Zé do Pipobacalhoada ze do pipo 03

Rendimento:
4 pessoa

Informações sobre a receita: Zé do Pipo- Foi um dos proprietários de uma famoso restaurante do Porto, onde criou essa receita diferente de bacalhau: postas do peixe que, depois de cobertas com maionese, são levadas ao forno para gratinar.

Ingredientes:
1 kg de Bacalhau Tipo Porto, 2 litros de leite aproximadamente, 4 cebolas médias picadas, 8 colheres de sopa de azeite, 1 folha de louro, Purê de batata, Maionese, Sal, se necessário Pimenta do reino moída a gosto.

Modo de preparo:
Leve as postas de Bacalhau para cozinhar no leite. Em uma frigideira, refogue a cebola com o azeite, o louro, a pimenta e um pouco do leite do cozimento do bacalhau. A cebola deve ficar branca e macia, não dourada. Corrija o sal. Escorra o bacalhau. Em um recipiente que vá ao forno, coloque uma camada de purê de batata, deite o bacalhau e cubra com a cebola. Disponha a maionese sobre o bacalhau e a cebola e leve ao forno para gratinar. Se quiser, decore com purê de batata. Retite do forno e sirva quente, decorado com as azeitonas.

Bacalhau gratinadobacalhaugratinadowt3

 

Rendimento:
4 pessoas

Informações sobre a receita: Faz-se muito bacalhau com batatas. Não é o caso deste, mas elas estão na salada dando o toque português e completando a refeição. A sobremesa é leve e refrescante.

Ingredientes:
• 800g de bacalhau;
• 2 colheres (sopa) de azeite;
• cebola média picada;
• 2 dentes de alho picados;
• 2 tomates sem pele e sem sementes picados;
• 1/2 xícara (chá) de água;
• 2 colheres (sopa) de pur6e de tomate;
• folha de louro;
• pãezinhos franceses amanhecidos;
• 2 ovos batidos;
• 2 ovos cozidos esfarelados;
• azeitonas pretas;
• queijo ralado;
• 1 colher (sopa) de coentro ou cheiro-verde;
• pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:
Demolhe o bacalhau de véspera. No dia seguinte tire a pele e as espinhas.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e faça um refogado.
Acrescente o bacalhau em lascas, o tomate, a água, o purê de tomate e o louro, tampe e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos.
Cinco minutos antes de terminar, coloque o coentro ou cheiro-verde e a pimenta-do-reino. Enquanto prepara o molho do bacalhau corte corte os pães ao meio, passe-os no ovo e frite-os em óleo quente.
Em um refratário, arrume uma camada de pães, uma camada de molho de bacalhau e repita as camadas até acabarem os ingredientes. Decore com ovos, azeitonas pretas e polvilhe queijo ralado e leve ao forno por 25 minutos.

Acompanhamento:
Salada fria de batatas;
Sobremesa: papaia com limão.

bacalhau ao forno 04Bacalhau de Forno

Ingredientes:
2 colheres (chá) de azeite; 1 cebola; 12 dentes de alho bem picados; 450g de tomates descascados, sem sementes e picados; 1 colher (chá) de purê de tomate; 4 colheres (sopa) de vinho branco seco; 4 colheres (sopa) de salsinha; 4 costeletas de bacalhau; 2 colheres (sopa) de migalhas de pão seco;sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 190ºC, esquente o óleo em uma panela e frite a cebola por cerca de 5 minutos. Adicione o alho,os tomates, o purê de tomate, o vinho e tempere a gosto. Coloque o molho para ferver, depois abaixe o fogo e cozinhe, sem tampa, por 15 ou 20 minutos, até engrossar. acrescente a salsinha. Unte uma forma refratária, coloque os pedaços de bacalhau e ponha o molho de tomate por igual em cada um. Sapique as migalhasd de pão por cima. Asse por 20 a 30 minutos, regando o peixe de vez em quando até que o peixe amoleça e cozinhe por completo.

Acompanhamento:
Sirva quente com batatinhas cozidas e uma salada verde

 

Bacalhau a gomes de sá para a páscoabacalhau-a-gomes-de-sa

Rendimento:
4 pessoa

Informações sobre a receita: Gomes de Sá- José Luiz Gomes de Sá Júnior foi cozinheiro no Restaurante Lisbonense, onde criou a receita do bacalhau em pequenas lascas deixadas no leite quente por mais de uma hora, levadas ao forno em azeite finíssimo, acompanhadas de alho, cebola e, na hora de servir, azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos. Faleceu em 1926.

Ingredientes:
1 kg de bacalhau tipo Porto, 1 kg de batatas, 1 xícara de azeite português, 1 pitada de pimenta, 4 cebolas médias, 2 dentes de alho, 4 ovos cozidos, 1 ramo de salsa, cebolinha verde, azeitona verde.

Modo de preparo:
Coloque as postas em uma caçarola com tampa e cubra com água a ferver; tapar e aguardar 5 minutos sem deixar ferver. A seguir separe o bacalhau em pequenas lascas, regue com azeite e reserve. Numa travessa de ir ao forno deite o azeite, os alhos e as cebolas cortadas às rodelas. Estando as cebolas quase douradas, junte as batatas previamente cozidas cortadas em rodelas de um centímetro de espessura e as lascas de bacalhau. Leve a travessa ao forno deixando ferver tudo por 10 a 15 minutos. Sirva bem quente ornamentando com ovos cozidos cortados a gosto, azeitonas e salsa picada.

Saiba mais…

Origem dos Ovos de Páscoa

Colomba Pascoal

História da Páscoa

Origem da Semana Santa

Receita de Ovo de Páscoa

Quaresma:

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *