Arroz com Suã e pinhão à moda Tropeiro Paranaense

arros com suan
A comida tropeira era simples, prática e de muita “sustança’’, como os próprios tropeiros a definiam. O básico que o tropeiro levava para comer no caminho era o feijão, o arroz, a carne-seca, toucinho e carne suína conservada na própria gordura do porco. Depois vinham os acompanhamentos, como as farinhas de milho e de mandioca, o sal, o alho, o açúcar e o pó-de-café. A dieta dos tropeiros marcou a culinária do brasileiro nas várias regiões em especial no interior do Paraná parte principal do trajeto das tropas no Caminho Sorocaba a Viamão e entre outros pratos este delicioso Arroz com Suã.

 

Ingredientes

1kg de suã de porco

  • 3 xícaras (chá) de pinhões cozidos, descascados e picados
  • sal a gosto

 

6 dentes de alhos amassados com sal

4 copos de arroz lavado e escorrido

3 colher de óleo

1 cebola média cortada em cubinhos

Modo de preparo

Aqueça o óleo, doure o alho, a cebola, refogue a suã até que  fique bem dourada. Coloque água, aos poucos, enquanto ela doura e depois cozinhe bem até que fique cozida. Depois acrescente
o  arroz e coloque água para cozinhar.
Depois do arroz pronto, acrescente as 3 xícaras (chá) de pinhões cozidos, descascados e picados cebolinha e pimenta moída na hora.

E atenção para uma boa dica:

Deixe a suã dourar bastante, até você pensar que  está queimando, mas esse é o ponto, porque assim o arroz ficará bem moreninho.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *