Aprenda a fazer a Paeja Caipira ou arroz de arado

ar

Receita simples para aprender e deixar todo mundo com agua na boca. Veja aqui no Portal da Cultura Brasileira como fazer essa delicia.

 

aradoO arado possui grandes discos de aço apoiados em mancais rotativos, para tração mecânica. Surgiu como alternativa ao de aiveca e teve como ponto de partida a grade de discos, sendo o implemento de preparo de solo mais usado no Brasil, devido a sua facilidade de confecçãoarado disco e melhor adaptação às variadas condições de solos. Apesar do movimento giratório dos discos, que corta o solo e a vegetação, esse tipo de arado requer peso para penetrar no solo; o que não acontece no de aiveca, cuja penetração é provocada pela conformação de suas partes ativas.

 

Ingredientes

– Arroz no Arado (Paeja Caipira)

400g de contrafilé cortado em cubos

400g de copa lombo cortada em cubos

400g de filé de peito de frango cortado em cubos

 

 

Ingredientes – Para temperar o contrafilé, a copa lombo e o frango

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de alho triturado

1 pitada de pimenta-do-reino moída e de pimenta calabresa

2 pitadas de alecrim desidratado

3 folhas de louro

2 pitadas de sálvia desidratada

1/2 copo (americano) de óleo

400g de bacon sem pele cortado em cubinhos

400g de linguiça toscana sem pele e esmagada

400g de linguiça fina defumada sem pele e esmagada

400g de linguiça calabresa cortada em cubinhos

1kg de cebola cortada em tiras

1,2 kg de tomate cortado em pedaços grandes

2 talos de alho-poró cortados em rodelas finas (200 g)

2 maços de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados

2 latas de milho verde escorrido

2 colheres (chá) de sal

2 sachês de tempero pronto para carne

2 tabletes de caldo de galinha

2kg de arroz agulhinha cozido

300g amendoim torrado sem pele (com ou sem sal)

azeite a gosto

Modo de Preparo – Arroz no Arado

Tempere 400 g de contra filé, 400 g de copa lombo e 400 g de frango com o sal, o alho triturado, a pimenta-do-reino moída e pimenta calabresa, o alecrim, as folhas de louro e a sálvia desidratada. Reserve.

Coloque ½ copo (americano) de óleo no arado, leve ao fogo e aqueça. Adicione 400 g de bacon sem pele cortado em cubinhos e frite por +/- 4 a 5 minutos ou até ficar dourado, em seguida, afaste-o com a espátula do centro para a lateral do arado. Depois, coloque 400 g de linguiça toscana sem pele e esmagada e frite por +/- 4 a 5 minutos, depois afaste-a com a espátula para a lateral do arado, ao lado do bacon. Repita o procedimento com a linguiça fina apimentada sem pele e esmagada, com a linguiça calabresa cortada em cubinhos e com as porções de carne temperadas (contrafilé, copa lombo e frango).

Depois que todas as carnes estiverem douradas, coloque 1 kg de cebola cortada em tiras no óleo que ficou no centro do arado e refogue até murchar. Em seguida, acrescente 1,2 kg de tomate cortado em pedaços grandes, 2 talos de alho poró cortados em rodelas finas, uma parte do cheiro verde picado, 2 latas de milho verde escorrido, 2 colheres (chá) de sal, 2 sachês de tempero pronto para carne, 2 tabletes de caldo de galinha e mexa por 2 minutos. Depois, misture com todas as carnes douradas, acrescente 2 kg de arroz agulhinha cozido, em duas etapas, e mexa bem.

Salpique uma parte do amendoim e misture. Para finalizar, decore o centro do arado com um tomate cortado em 8 partes, o restante do amendoim e do cheiro verde picado e regue um pouco de azeite. Apague o fogo e sirva em seguida.

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *