Acarajé: saiba como preparar a iguaria baiana

Acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha do extremo sul da Bahia.

 

 

 

 

Ingredientes

1kg de feijão (quebrado) fradinho

4 cebolas trituradas

500ml de azeite de dendê

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o feijão de molho até começar a soltar a casca. Em seguida, ponha o feijão para secar na peneira e passe no moinho (caso não possua o aparelho, pode colocar no liquidificador ou na centrífuga). Após triturado, o feijão fica uma pasta. Em seguida, coloque-o na panela e, com o axuílio de uma colher de pau, bata a massa até ficar fininha. Acrescente a cebola triturada e o sal a gosto. Ponha o azeite de dendê na fritadeira e deixa esquentar por vinte minutos. Em seguida, prepare os bolinhos e deixe-os fritar por dez minutos.

Acompanhamentos

Ingredientes

500g camarão seco

1/2 kg de vatapá

Pimenta a gosto

Modo de preparo do camarão seco

Tira a cabeça e o rabo do camarão e lave-o em água corrente. Ponha uma xícara de azeite de dendê na panela e refogue o camarão.

Ingredientes

10 pães dormidos

1 caixa de leite

250g de camarão seco

200g de amendoim torrado

200g de castanha

500ml de leite de coco

500ml de azeite de dendê

Modo de preparo do vatapá

Coloque os pães de molho no leite. Triture no liquidificador separadamente os pães, o amendoim e a castanha. Após tudo triturado, ponha-os na panela, acrescente o azeite de dendê e o leite de coco e mexa bastante até soltar da panela.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *