Biblioteca Demonstrativa de Brasília

cr-bibliotecaA Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) está celebrando 40 anos de sua criação. A data está sendo comemorada juntamente com os 200 anos da Biblioteca Nacional (RJ). Ambas as instituições integram a estrutura da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Ministério da Cultura (MinC).

Considerada um posto avançado da FBN na capital do país, no que se refere ao trabalho de incentivo à leitura, a BDB é hoje uma instituição de referência para as bibliotecas públicas do país. Tem como missão atuar como demonstrativa em processos de pesquisa, coleta e tratamento da informação, em disseminação de conhecimento e na oferta de cultura, educação e lazer, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania.

Com acervo superior a 120 mil livros, a BDB conta com mais de 50 mil leitores cadastrados, atendendo, em média, entre 1.000 e 1.200 usuários por dia. Oferece uma variada gama de serviços à comunidade e instituições, cumprindo o seu papel de demonstrativa de biblioteca pública. Atende diretamente ao Distrito Federal e municípios vizinhos dos estados de Minas Gerais e Goiás, atingindo bibliotecas públicas, pesquisadores e público em geral, em todo o país, com serviços de consultoria à distância.

Desde 1995, funciona na Biblioteca Demonstrativa de Brasília o Comitê PROLER-DF, do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, da FBN/MinC, congregando integrantes da Biblioteca e parceiros individuais e institucionais.

Em 2009, em parceria com o Ministério das Comunicações (MiniCom), recriou o Telecentro Comunitário Cassiano Nunes, originalmente fruto de parceria com o Banco do Brasil, o que permitiu à comunidade o acesso gratuito à Internet.

Em 2010, recebeu do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do MinC, um Pontinho de Leitura, criando um espaço para crianças de 0 a 6 anos de idade.

A BDB é responsável, ainda, pela venda de publicações editadas pela FBN e outras instituições vinculadas ao Ministério da Cultura. Dispõe de um Escritório de Representação de Direitos Autorais (EDA) e do ISBN, oferecendo este serviço, há vários anos, aos autores de toda a Região Centro-Oeste.

Uma programação com diversas atividades culturais marcará o aniversário da instituição. Para conferi-la, e para mais informações, acesse o site da Biblioteca Demonstrativa de Brasília.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 13 =