Biblioteca Demonstrativa de Brasília

cr-bibliotecaA Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) está celebrando 40 anos de sua criação. A data está sendo comemorada juntamente com os 200 anos da Biblioteca Nacional (RJ). Ambas as instituições integram a estrutura da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Ministério da Cultura (MinC).

Considerada um posto avançado da FBN na capital do país, no que se refere ao trabalho de incentivo à leitura, a BDB é hoje uma instituição de referência para as bibliotecas públicas do país. Tem como missão atuar como demonstrativa em processos de pesquisa, coleta e tratamento da informação, em disseminação de conhecimento e na oferta de cultura, educação e lazer, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania.

Com acervo superior a 120 mil livros, a BDB conta com mais de 50 mil leitores cadastrados, atendendo, em média, entre 1.000 e 1.200 usuários por dia. Oferece uma variada gama de serviços à comunidade e instituições, cumprindo o seu papel de demonstrativa de biblioteca pública. Atende diretamente ao Distrito Federal e municípios vizinhos dos estados de Minas Gerais e Goiás, atingindo bibliotecas públicas, pesquisadores e público em geral, em todo o país, com serviços de consultoria à distância.

Desde 1995, funciona na Biblioteca Demonstrativa de Brasília o Comitê PROLER-DF, do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, da FBN/MinC, congregando integrantes da Biblioteca e parceiros individuais e institucionais.

Em 2009, em parceria com o Ministério das Comunicações (MiniCom), recriou o Telecentro Comunitário Cassiano Nunes, originalmente fruto de parceria com o Banco do Brasil, o que permitiu à comunidade o acesso gratuito à Internet.

Em 2010, recebeu do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do MinC, um Pontinho de Leitura, criando um espaço para crianças de 0 a 6 anos de idade.

A BDB é responsável, ainda, pela venda de publicações editadas pela FBN e outras instituições vinculadas ao Ministério da Cultura. Dispõe de um Escritório de Representação de Direitos Autorais (EDA) e do ISBN, oferecendo este serviço, há vários anos, aos autores de toda a Região Centro-Oeste.

Uma programação com diversas atividades culturais marcará o aniversário da instituição. Para conferi-la, e para mais informações, acesse o site da Biblioteca Demonstrativa de Brasília.

    Author: Redação

    Share This Post On

    13 Comentários

    1. W97LFg Im grateful for the article.Really thank you! Really Cool.

    2. klzhiy I cannot thank you enough for the article post.Really looking forward to read more. Cool.

    3. Thanks for the blog.Really looking forward to read more. Fantastic.

    4. Thanks so much for the post. Keep writing.

    5. 62vPSK Awesome blog.Much thanks again. Want more.

    6. Say, you got a nice blog post.Really looking forward to read more. Much obliged.

    7. Thanks so much for the blog post.Really looking forward to read more. Cool.

    8. I am so grateful for your post.Thanks Again. Much obliged.

    9. Thanks-a-mundo for the blog post.Much thanks again. Want more.

    10. I cannot thank you enough for the blog post.Really thank you! Want more.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *