Salvador sedia I Festival Anual de Quadrinhos

No mês de outubro, Salvador vai sediar o I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ). Promovido pela Multi Planejamento Cultural e a Fala Menino Produções, o evento, primeiro na Bahia voltado exclusivamente para os quadrinhos, acontece entre os dias 6 e 9 de outubro.

Sediado no Salvador Shopping, o FAQ tem a proposta de difundir os quadrinhos nacionais, em especial a produção baiana e nordestina, promovendo o intercâmbio cultural entre autores, artistas e o público.

“Será um festival para esta linguagem artística tão próxima de todos nós! Vamos celebrar o que se tem produzido de mais interessante dentro e fora do estado, além de propiciar uma rara oportunidade para o público baiano de encontrar-se com profissionais renomados dos quadrinhos, e discutir o mercado com muita diversão”, explica o cartunista Luis Augusto, da Fala Menino Produções.

A programação ficará espalhada em espaços reservados do Salvador Shopping e contará com a participação de diversos artistas em bate-papos, exposições, oficinas, peças infantis, shows de mangá e lançamento de livros. A abertura do Festival acontecerá no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, do mesmo shopping, no dia 6, e contará com a presença do cartunista Maurício de Sousa que, neste ano, completa 5 2 anos de Turma da Mônica.

Recebendo os convidados estará o premiado cartunista e escritor baiano Luis Augusto, criador do Fala Menino!, que entregará ao pai da Turma da Mônica o primeiro Troféu Lucas, pela contribuição do trabalho de Maurício de Sousa para a História das Histórias em Quadrinhos nacionais. Aberto ao público de todas as idades, o I Festival Anual de Quadrinhos pretende entrar para o calendário cultural da capital baiana, prestigiando o talento dos artistas locais e também nacionais.

“Queremos inserir a Bahia no circuito nacional de feiras e festivais direcionados para a arte dos quadrinhos, valorizando a produção e os artistas do estado”, afirma Fernanda Bezerra, uma das sócias da Multi. Durante o FAQ, acontecerá também a premiação das obras vencedoras do I Salão de Humor da Bahia, que recebeu inscrições de 141 obras entre tiras, cartuns e charges de artistas de todo o Brasil.

Os vencedores serão anunciados e premiados durante a abertura do Festival.Através das leis de incentivo FazCultura e Rouanet, respectivamente do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura (Governo Federal), o I Festival Anual de Quadrinhos será realizado com patrocínio da Oi, Chesf e do Banco do Nordeste, contando ainda com o apoio cultural do Oi Futuro, Salvador Shopping, Livraria Cultura e da RV Cultura e Arte.

“A Oi, através de seu instituto Oi Futuro, é uma das maiores patrocinadoras privadas da cultura brasileira. Selecionado no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o FAQ valoriza a diversidade cultural, a convergência de linguagens e a democratização de acesso, aspectos relevantes para o processo de seleção dos projetos inscritos no edital do programa”, afirma Maria Arlete, diretora de Cultura do Oi Futuro.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. PmXbjs Say, you got a nice article post.Thanks Again. Great.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *