Ouça “História Hoje” 14/12/: Saiba mais sobre a vida do cientista e vidente francês Nostradamus

nostr

Nostradamus (1503-1566) foi um astrólogo francês. Fez grandes profecias sobre a história, algumas das quais se concretizaram. Com as controvérsias sobre o fim do mundo em 2012, os estudos e leituras sobre Nostradamus tornaram-se cada vez maiores.

Apresentação José Carlos Andrade

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Michel de Nostredame (1503-1566), conhecido por Nostradamus, nasceu em Saint Rémy-de-Provence, na França, no dia 14 de dezembro de 1503. Filho primogênito de Jaumet de Nostredame, comerciante de grãos e de Raynière. Recebeu as primeiras aulas com os avós, aprendeu latim, grego, astrologia e ocultismo. Estudou filosofia em Avignon e Medicina na Universidade de Montepellier em 1529.

 

Nostradamus começou a fazer previsões em 1547, através de estudos astrológicos e inspiração divina.  Suas visões apareciam principalmente durante a noite, quando olhava fixamente para o fogo ou para a água. Grande parte dos versos permite as mais variadas interpretações, isso porque reúne vários idiomas, enigmas, anagramas e epigramas.

 

A rainha francesa Catherine de Médicis consultava Nostradamus, que previu a morte do rei Henrique II, fazendo sua fama se espalhar pela Europa. Em 1555, Nostradamus publicou um livro de previsões intitulado “Centúrias”, obra posteriormente dedicada a Henrique II. Seus trabalhos de previsão foram cada vez mais solicitados por nobres e reis.

 

Muitas das previsões de Nostradamus diziam respeito a tempos futuros. Previu o aparecimento de três anticristos na história da humanidade, a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundial, o domínio francês na Europa através de Napoleão Bonaparte, a ascensão do nazismo liderado por Hitler, entre outras.

 

Em 1566, doente de gota e de insuficiência cardíaca, previu sua própria morte, quando seu assistente desejou-lhe boa noite, no dia 1 de julho de 1566, Nostradamus respondeu “Você não vai me encontrar vivo ao amanhecer”.

 

Nostradamus foi encontrado morto em seu quarto, na manhã do dia 2 de julho de 1566, na cidade de Solon-de-Provence, França. Em 1781, as previsões de Nostradamus foram condenadas pela Congregação do índex da Igreja Católica.

Apresentação José Carlos Andrade

 

 

 

 

Sonoplastia: Messias Melo

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *