Oscar 2010 – MinC abre inscrições para seleção de filmes de longa-metragem

CinemaO Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), informa que estão abertas as inscrições, de 17 a 28 de agosto, para a seleção de filmes de longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 82ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences – Oscar 2010.

A partir das indicações feitas por mais de 95 países, os organizadores da premiação nos Estados Unidos da América selecionarão cinco filmes que concorrerão na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Uma Comissão de Seleção, organizada pelo Ministério da Cultura, composta por cinco profissionais da área, além do secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, escolherá o filme brasileiro a ser indicado. O nome da produção escolhida será divulgado no dia 18 de setembro e os filmes selecionados serão anunciados no dia 2 de fevereiro do próximo ano. A premiação do Oscar acontece no dia 7 de março de 2010.

Requisitos

Para participar da seleção, o filme deve ter sido exibido por sete dias consecutivos em sala comercial do território nacional, entre 1º de outubro de 2008 e 30 de setembro de 2009,
e realizado em 35mm, 70mm ou em formato digital de exibição comercial (veja aqui os requisitos mínimos para produções digitais). Os filmes inscritos devem obrigatoriamente ter sido exibidos em sala de cinema antes de qualquer outro meio de difusão.

Serão admitidas inscrições por Sedex desde que sejam recebidas pelo MinC até o dia 31 de agosto, com data de postagem de 28 de agosto. Os interessados deverão apresentar o Requerimento de Inscrição,com seis cópias do filme, em DVD e/ou VHS, por meio postal ou das 8h às 18h, no seguinte endereço:

Oscar 2009
Ministério da Cultura
Secretaria do Audiovisual
Esplanada dos Ministérios – Bloco B – 2º andar
CEP 70068-900
Brasília – DF

Os filmes que tiverem sua exibição comercial agendada para datas entre 8 de setembro e 1º de outubro de 2009 estão aptos a inscrever-se normalmente, desde que até 31 de agosto comprovem a exibição comercial por sete dias consecutivos.

Informações: (61) 3316-2088 / 2044 ou audiovisual@minc.gov.br

    Author: Redação

    Share This Post On