MinC recebe apenas 3 de 85 filmes

 


 

Dois dias antes do fim do prazo, apenas três filmes nacionais foram inscritos no Ministério da Cultura para disputar uma vaga para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008. O país tem 85 produções aptas à indicação do governo brasileiro junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana, que realizará a 80ª edição do evento em 24 de fevereiro próximo.

O prazo de entrega dos documentos termina nesta quinta-feira (20). Até agora, os inscritos são “A Grande Família”, de Mauricio Farias, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburger e “Ó Pai, Ó”, de Monique Gardenberg.

A paralisação dos Correios, que começou na última quarta-feira (12), é um dos principais problemas apontados pela Secretaria do Audiovisual para a pouca adesão das produtoras de filmes nacionais.

“A greve está atrapalhando o processo de inscrição, já que as produtoras devem enviar a inscrição pelo correio, mais oito cópias dos filme em DVD ou VHS”, declarou à Folha Online a assessoria de imprensa da secretaria.

Apesar do imprevisto, outros títulos devem ser inscritos até quinta. Entre eles, estão “O Cheiro do Ralo”, “Cidade dos Homens”, “O Céu de Suely” e “Antônia”, cujas produtoras estão enviando os documentos por empresas de entrega alternativas aos Correios. É possível também entregar o material pessoalmente em Brasília.

Prazos
Segundo a secretaria, não haverá prorrogação do prazo, pois os jurados precisam receber os filmes no dia 20 para terem tempo de assisti-los até o dia da reunião que decidirá o eleito, no dia 26.

O nome do filme que representará o Brasil deverá ser enviado à organização do Oscar até o dia 1º de outubro, segundo a secretaria.

Para entrar na seleção, os filmes precisam ter sido lançados no país entre 1º de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2007 e exibidos por ao menos sete dias consecutivos em salas comerciais.

Mais informações sobre inscrições para o Oscar estão no site do MinC.

21/09/07

    Author: Redação

    Share This Post On