Festival Visões Periféricas 2011

Uma homenagem especial à atriz e apresentadora Regina Casé, principalmente por ter levado à televisão aberta brasileira todo o potencial cultural das periferias, está programada para acontecer a partir das 19h. Haverá também exibição do filme Vamos Fazer Um Brinde, primeiro longa de Sabrina Rosa, premiado no Festival Cine PE, em Recife, e selecionado para a programação do Festival do Rio 2011.

O festival, criado em 2007 e que vai até o dia 26, é voltado para obras realizadas por moradores de comunidades; por quem passeia por lá; e também por quem se interessa e faz recorte peculiar sobre esses territórios. No seu primeiro ano contou com 130 inscrições, número que saltou para 610 em 2011. Somando as quatro edições anteriores, já exibiu mais de 800 curta-metragens para ao menos 15 mil espectadores.

106 filmes, sendo mais de 70 inéditos no Rio de Janeiro, estarão em exibição gratuita nas salas do Oi Futuro, em Ipanema, e do Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia. O cronograma do festival conta com 13 mostras temáticas, sendo oito de exibição e cinco competitivas, com premiação aos vencedores. Uma das mostras de competição recebe filmes estrangeiros, a “Ibero-Americana”, e já tem obras confirmadas de países como: Chile, Argentina, Espanha, Guatemala, México e Colômbia. Outras duas serão exibidas pela internet, batizadas de “Tudojuntoemisturado” e “Imagem Remix”.

Das mostras não competitivas, os temas variam. A “Periferia Animada” tem filmes voltados ao público infanto-juvenil. A categoria “Lugar Incomum” traz temas que retratam um local específico, enquanto “Singular Periferia” trata de personagens incomuns, que vivem situações inusitadas (veja a sinopse de cada mostra em anexo).

O Visões Periféricas chega a 2011 solidificando seus três pilares “inovação-mistura e tecnologia”. Com esse olhar, conseguiu revelar para o cinema nacional talentos como Gustavo Mello e Gustavo Pizzi, vencedores de 2009 com sua “Distração de Ivan”. Além deles, o festival projetou quatro dos cineastas que participaram do reconhecido documentário “5X Favela”.

O evento conta com o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Oi Futuro.

Serviço:
Festival Visões Periféricas 2011 (5ª edição) – Audiovisual, Educação e Tecnologias
Local: Oi Futuro e Centro Cultural da Justiça Federal
Endereços: Oi Futuro – Rua Visconde de Pirajá, 54 Ipanema (metrô Gal. Osório) / CCJF – Av. Rio Branco, 241 (metrô Cinelândia) – Rio de Janeiro Data: 19 a 26 de outubro de 2011
Horários: Oi Futuro – 16 às 21h / CCJF – 14h30 às 20h30
Capacidade: Oi Futuro – 119 lugares / CCJF – 56 lugares
Entrada: Franca

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *