Exposição fotográfica no Centro Cultural Justiça Federal

exp fotoO Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) e o Centro Cultural Justiça Federal convidam o público para um passeio fotográfico e literário por entre as ruas, bares, becos e construções do Centro na exposição Letras e Imagens do Centro do Rio, do fotógrafo Gustavo Stephan, no Centro Cultural da Justiça Federal, com entrada franca, de 26 de maio a 11 de julho. A exposição, uma realização da Capadócia Produtora Cultural, reúne o olhar contemporâneo do fotógrafo e trechos de autores consagrados que mostram, em épocas diferentes, a efervescência e a diversidade do bairro em 70 imagens.

Os textos se encontram e conversam com as fotografias de Gustavo Stephan por meio da subjetividade do artista – não são meramente ilustrativos e nem uma releitura fiel. Machado de Assis e Aluísio Azevedo proporcionam a experiência do Centro carioca do final do século XIX. Lima Barreto encanta os olhos do público com as tintas do início do século XX, enquanto João Antônio, Rubem Fonseca e Antônio Torres percorrem este espaço de meados dos anos 1950 até o final do século que passou.

“A idéia de unir fotografia e literatura surgiu quando li o conto do Rubem Fonseca ‘A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro’. Fiz uma leitura fotográfica do conto para uma pós que eu estava cursando. Além disso, o Centro sempre foi um lugar especial para mim, foi lá que completei boa parte da minha formação cultural. E a Lapa, a Cinelândia, o Paço Imperial, a Candelária, a Central fazem parte dos trajetos que percorro no meu cotidiano. É um local de encontro da diversidade que gosto muito”, explica Stephan.

Ao reunir em imagens os principais locais narrados em contos e poesias, a mostra ressalta a importância da literatura na construção da identidade cultural carioca e brasileira, valoriza a arquitetura e o paisagismo do Centro do Rio e apresenta um estudo sobre o comportamento dos frequentadores da região. A exposição convida o espectador a ver o Centro sob uma nova perspectiva, mais lírica e criativa, prestando uma homenagem à cidade.

Letras e Imagens do Centro do Rio surgiu da parceria entre o fotógrafo e o pesquisador Mauricio Barros de Castro. Mauricio estuda a literatura carioca e acabou se tornando o curador do evento. Ele escolheu os escritores e fez a edição das fotos. O fotógrafo Custódio Coimbra também teve importante participação na seleção das fotografias.

Durante a exposição, também será promovida uma palestra com o fotógrafo, no dia 27, e uma visitação guiada, no dia 30, ambas gratuitas.

Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – 3261-2563) Rio de Janeiro
Data: 26 de maio  a 11 de julho de 2010
Preço: Entrada franca | Horário: Terça a domingo, de 12h às 19h

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *