Desenho

Desenho

 

Desenho é o processo de marcar uma superfície aplicando sobre ela a pressão de uma ferramenta e movendo-a. Estas marcas podem representar o que o artista vê quando desenha, uma cena lembrada ou imaginada, ou, no caso de desenho automático, pode ter muito a ver com o movimento automático da mão do artista através do papel (ou de outra superfície). No processo da grafomania entóptica, em que os pontos são feitos nos locais das impurezas ou de variações de cor em uma folha de papel em branco, e as linhas são feitas então entre os pontos, superficialmente falando, o tema do desenho é o próprio papel. As técnicas mais usadas no desenho são: desenho linear, hachurar, chocar, chocar aleatoriamente, scribbling, stippling, e misturar.

 

Ferramentas de desenho mais comuns são lápis, carvão, pastéis, crayons e pena e tinta. Muitos materiais de desenho são à base de água ou óleo e são aplicados secos, sem nenhuma preparação. Existem meios de desenho à base d’água (o “lápis-aquarela”, por exemplo), que podem ser desenhados como os lápis normais, e então umedecidos com um pincel molhado para produzir vários efeitos. Há também pastéis oleosos e lápis de cera. Muito raramente, artistas utilizam tinta invisível (geralmente já revelada).

 

Um aspecto que diferencia o desenho da pintura é que, ao desenhar, um artista usa cores puras e não pode misturá-las antes da aplicação, enquanto na pintura, cores novas são geralmente criadas em misturando.

 

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On