Cinema Brasileiro em Cuba.

 

 

 

O filme Olga, de Jayme Monjardim, ganhou o Prêmio de Popularidade, conferido pelo público do 27º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, encerrado no último dia 17 de dezembro.

 

Ao todo, foram exibidos 41 filmes brasileiros durante o evento. Na principal mostra competitiva do festival cubano, o cinema brasileiro recebeu ainda os prêmios de fotografia (Walter Carvalho, por Veneno da Madrugada), montagem e música (respectivamente para Manga Campion e Luiz Enrique Xavier, ambos por Jogo Subterrâneo, de Robert Gervitz).

 

Na competição de documentários, o Segundo Prêmio Coral ficou com João Moreira Salles, diretor de Entreatos. O terceiro prêmio dessa mostra também foi para um brasileiro, Marcos Prado, diretor de Estamira. Cidade Baixa, de Sérgio Machado, recebeu uma menção especial dos jurados da mostra Operas Primas, dedicada a longas estreantes.

 

O Primeiro Prêmio Coral ficou com o argentino Iluminados por el Fuego, de Tristán Bauer; o segundo, com o mexicano Las vueltas del Citrillo, de Felipe Cazals; e o terceiro, com o chileno En la Cama, de Matías Bize. O vencedor da competição de documentários foi o filme mexicano Toro Negro, de Carlos Armella e Pedro González-Rubio.

    Author: Redação

    Share This Post On