Cinema 6

 

 

Cinema

Sistema de reprodução de imagens em movimento, registradas em filme e projetadas sobre uma tela, usado como meio de expressão artística e comunicação de massa.

Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.

Jogos de sombras – Surge na China, por volta de 5.000 a.C. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narra a ação, quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.

Câmara escura – Seu princípio é enunciado por Leonardo da Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.

Lanterna mágica – Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.

 

Sites recomendados sobre “Cinema”

 

 

 

 

·                    Central do Brasil

Página oficial do filme nacional Central do Brasil, que teve duas indicações para o Oscar. Na página você pode conferir detalhes e curiosidades das gravações e bastidores do filme.

Endereço URL: http://www.centraldobrasil.com.br/

·                    Cineclick

Os fãs de cinema podem aproveitar notícias, dicas de vídeos, curiosidades, jogos, bate-papo e testar seus conhecimentos no quiz. Ainda é possível consultar a programação atualizada das salas de cinema de São Paulo

Endereço URL: http://www.cineclick.com.br

·                    Cinema em Cena

Enorme portal que traz uma infinidade de informações sobre cinema. São notícias, resenhas de filmes, download de roteiros, cartazes de divulgação e uma interessante galeria de falhas ocorridas em diversas fitas.

Endereço URL: http://www.cinema.art.br/

·                    Cinemaac

O site é puro entretenimento. Tem tudo sobre estréias no cinema, lançamentos em vídeo, bilheterias, astros e estrelas de montão!

Endereço URL: http://www.cinemaac.hpg.com.br/

·                    Columbia Tristar Pictures

O tradicional estúdio tem um site completo, com páginas de seus filmes de maior sucesso e lançamentos. Também há trailers e biografias de atores e diretores.

Endereço URL: http://www.columbiapictures.com.br/

·                    Curtagora

Confira o melhor do cinema independente brasileiro nos formatos de curta e média metragem. Você pode ver filmes e trailers on line, fazer consulta por autor ou título e conferir ótimos textos e guias sobre cinema digital.

Endereço URL: http://www.mnemocine.com.br/curtagora

·                    Revista de Cinema

Dedicada principalmente ao cinema brasileiro, reproduz boa parte de suas reportagens no site. Há seções de vídeo e DVD, equipamentos, mercado internacional e dossiês de cineastas.

Endereço URL: http://www.revistadecinema.com.br

Referências bibliográficas

 

·                    SOUSA, Ernesto de. O que é o cinema. Lisboa: Arcadia, 1960.

·                    BERNARDET, Jean-Claude; RAMOS, Alcides de Amorim; RAMOS, Alcides Freire, et al.. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.

·                    ARAÚJO, Inácio. Cinema: o mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995.

·                    KNIGHT,Arthur. Uma História panorâmica do cinema. (Rio de Janeiro): Ed. Lidador, 1957.

·                    GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira História do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

·                    BILHARINHO, Guido. Cem anos de cinema. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 1996.

 

 

Author: Redação

Share This Post On