Carnaval de Antonina: 35 Anos de Cumplicidade

“O fotógrafo e artista plástico Eduardo Nascimento, estará recebendo seus amigos no próximo dia 20 de setembro, às 20h no MON-Museu Oscar Niemeyer, para o lançamento de seu livro de fotografias “Carnaval de Antonina-35 anos de cumplicidade”. São mais de 200 imagens captadas durante o período de 1975-2010 do mais importante carnaval do estado. A publicação conta com prefácios do escritor Cristovão Tezza e do crítico de arte Sérgio Kirdziej. Realização através da Lei Rouanet/MINc com apoio financeiro da TCP e da COPEL.

Desde 1975, Eduardo Nascimento fotografa o carnaval de Antonina, cidade do litoral paranaense onde reside. Ano passado, Nascimento se deu conta que tinha mais de três mil fotografias sobre o tema, das quais selecionou 200 para editar o livro “Carnaval de Antonina: 35 Anos de Cumplicidade”. A obra será lançada no Pátio das Esculturas do Museu Oscar Niemeyer (MON) na próxima terça-feira, 20 de setembro, a partir das 20 horas, com entrada franca.

Nascimento afirma que o seu livro faz uma leitura visual, portanto, sem texto, do carnaval de Antonina. O autor, hoje com 60 anos, passou todos os carnavais de sua vida na cidade do litoral do Paraná e, devido a esse envolvimento, acredita que produziu uma obra que tem viés histórico, por registrar tanto os blocos de rua como os desfiles das escolas de samba. “Mas também tem o fator acaso. Não planejei fazer esse livro. Fui fotografando e, quando percebi, tinha uma obra, que diz muito sobre como vejo o mundo”, comenta Nascimento, também artista plástico e professor aposentado do departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná.

“Carnaval de Antonina: 35 Anos de Cumplicidade” foi viabilizado por meio da Lei Rouanet e, das 1 mil unidades, 700 serão distribuídas para bibliotecas, museus e, em especial, para todas as escolas públicas do litoral do Paraná. “Afinal, trata-se de um legado histórico e é necessário fazer com que essa obra, viabilizada com recursos públicos, chegue à comunidade”, completa Nascimento. Ainda no dia 20, antes do lançamento do MON, o autor faz uma palestra sobre o conteúdo do livro, a partir das 14h, no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, situado na Rua Coronel Dulcídio, 638.

Serviço:
Lançamento do livro “Carnaval de Antonina: 35 Anos de Cumplicidade”, do fotógrafo Eduardo Nascimento.
Dia 20 de setembro de 2011, às 20 horas.
Pátio das Esculturas do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Curitiba/PR).
Entrada franca.
Mais informações: (41) 3350-4400 .

Em Antonina acontecerá na sexta-feira, 23 no SIRI do PORTINHO, às 20h

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 16 =