Um Pouco sobre a Filosofia

 

Alberto Redrag

A filosofia poderia ser encarada de muitas maneiras diferentes, criar um conceito básico sobre o que é a filosofia parece-me um tanto injusto uma vez que a filosofia não é “básica” ou simples.

A filosofia poderia ser encarada de muitas maneiras diferentes, criar um conceito básico sobre o que é a filosofia parece-me um tanto injusto uma vez que a filosofia não é “básica” ou simples.
Bem, eu encaro a filosofia como um estilo visionário ou uma ferramenta, não como uma ciência, pois ao contrario de ciências verdadeiras como a matemática, tem conceitos e princípios fundamentais compartilhados por muitos, ao passo que a filosofia tem infinitamente mais conceitos, mas diferentes para cada individuo.
Desta forma a filosofia fica como uma forma de viver ou de encarar as coisas. Pondo o interesse pela razão e pelo conhecimento, ou simplesmente a verdade acima de muitas outras coisas.
Foi a filosofia que fomentou no principio da organização social humana a sede pelo conhecimento, pelo entendimento das coisas do mundo e principalmente sobre as coisas humanas. Ela foi responsável pela fundamentação e organização dos nossos sentimentos.
Ora, diz-se por ai que o berço da filosofia foi na Grécia antiga, e a maior parte de nós já ouviu falar em Sócrates ou Platão. Eu não gosto de me ater muito a este período da filosofia, não que eu o desconsidere, muito pelo contrario acho que este é o período de gloria da filosofia, mas prefiro dar atenção à filosofia moderna, já que ela definirá os próximos passos de sua história. Ao contrario de outros períodos a filosofia não está de todo perdida, nem em ascensão, ela está em um meio termo, e se mantém viva nas poucas pessoas que ainda dão valor a ela.
Será agora que decidiremos que futuro terá o desejo de conhecimento e de esclarecimento que se mantém vivo pela chama da filosofia.
Não serão os filósofos impostores que deixarão para a posteridade as dádivas da filosofia contemporânea, mas sim os que realmente se importam com a compreensão das coisas, os verdadeiros filósofos.

    Author: Redação

    Share This Post On