Workshop sobre Caravaggio é tema de Mostra no Museu Mineiro

O Museu Mineiro, órgão vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, abriga a Mostra do workshop “O Teatro da Pintura de Caravaggio”, realizado pelo artista plástico italiano, Alessandro Giusberti. Ficam expostas 14 telas a óleo e 16 desenhos em sanguínea e carvão. O evento tem o apoio da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais e integra as comemorações do Momento Itália-Brasil. O artista plástico Alessandro Giusberti é reconhecido internacionalmente e um dos poucos artistas no mundo que ensinam a técnica Caravaggesca.
Trata-se de um verdadeiro presente do artista plástico italiano, Alessandro Giusberti, aos 30 jovens estudantes de artes plásticas de Belo Horizonte que se inscreveram no workshop “O Teatro da Pintura de Caravaggio”, realizado no Museu Mineiro de 28 de maio a 5 junho, e na Casa Fiat de Cultura, entre os dias 6 e 8 de junho, produzindo obras à óleo e sanguínea, técnicas utilizadas por Caravaggio.
No Museu Mineiro, a partir de uma modelo viva, refletida por um enorme espelho, foi feito um exercício para ilustrar o processo ótico e a iluminação cenográfica utilizadas pelo mestre da pintura barroca, tendo como referência a obra “Madalena Arrependida”, de 1567. Para compor o espaço da modelo, foi reproduzido o cenário da obra citada, construído especialmente para a ocasião, com peças de mobiliário do acervo do Museu Mineiro.
Já na Casa Fiat de Cultura, segundo Giusberti, os estudantes tiveram a oportunidade única de conhecer a ‘sanguínea’, técnica que utiliza uma espécie de ‘giz vermelho’ para delinear e esboçar o desenho. “Foi muito usada na Renascença e Barroco, tendo Leonardo da Vinci como um dos principais artistas a utilizá-la. É interessante destacar também que muitos pintores utilizaram o desenho da sanguínea como forma de aumentar a percepção da realidade. Um ótimo exemplo dessa técnica é o auto-retrato, do próprio Caravaggio”, ressalta Giusberti.
O superintendente de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, Léo Bahia, explica que a realização do workshop e a exposição dos trabalhos dos alunos de Giusberti acontecem em um momento importante para o Museu Mineiro, que passou recentemente por obras de revitalização e foi reaberto ao público em janeiro deste ano.  “Temos grande orgulho em receber o trabalho de Alessandro Giusberti, não apenas pela relevância de seu nome para a arte contemporânea, mas também porque marca o retorno do Museu Mineiro ao cenário cultural de Belo Horizonte como um grande espaço em que a tradição artística dialoga com a produção contemporânea”, ressalta.
Vestígios barrocos– Participaram desta atividade jovens artistas/pintores graduados pela Escola Guignard, Escola de Belas Artes da UFMG e Escola de Quadrinhos. Eles foram selecionados por apresentarem pesquisa em pintura a óleo ou apresentarem em seus trabalhos vestígios de pintura barroca, utilizando-se da figura humana – de forma naturalista ou por ter Caravaggio como referência direta.
As 14 telas a óleo foram produzidas pelos seguintes artistas : Alexandre Rato, Bruno Duque, Camila Lacerda, Luma Brant, Henrique Detomi, Humberto Mundim, Marcel Martins, Neusa Alvim, Rafael Ludicanti, Rosângela Menezes, Tales Sabará, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Raquel Teixeira, Tereza Dias.  e a modelo Luciana Lima.
Os 16 desenhos foram produzidos pelos seguintes artistas: Alexandre Rodrigues de Sá, Ana Carolina Cunha, Ângela Felisberto Giannetti, Bruno Silvério Duque,Daniel Monteiro Lacerda, Flávio  CRO, Izabel Mara Macedo Pereira, Jocivaldo Vieira Alves, Letícia Gonçalves Souza, Lilian Manoelina Brandão de Souza, Marconi Marques, Pedro Henrique Miyamoto Silva, Rafael da Rocha Perini, Renata Laguardia Xavier, Rosangela de Souza Menezes e Warley Detam.

Saiba mais:
Caravaggio um artista à frente de seu tempo
Alessandro Giusberti
Serviço:
Local: Sala Multiuso do Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários
Data: De 11 a 26 junho de 2012
Horário: de 19h às 21h
Horário de visitação:Às terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 19hÀs quintas-feiras, de 12h às 21hAos sábados e domingos, de 12h às 19hMais informações:www.workshopcaravaggiomuseumineiro.blogspot.com.br

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *