Prêmio Culturas Populares

Prêmio Culturas PopularesO secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, anuncia o resultado final do concurso público Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel, durante a abertura do V Encontro Mestres do Mundo, na cidade de Limoeiro do Norte (CE), que acontece nesta quarta-feira, 17 de março. O nome dos 195 contemplados foi publicado no Diário Oficial da União (Seção 3 págs. 52 a 53).

O concurso teve investimentos de cerca de R$ 2 milhões do MinC e contou com um número recorde de inscritos entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais: 2.833 iniciativas, sendo que 2.308 delas foram habilitadas

As iniciativas vieram de todo o país, sendo assim distribuídas: 51% da região Nordeste, 30% do Sudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação à categoria, 1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidades informais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.

Entre os mestres e grupos premiados, Minas Gerais ficou em primeiro lugar no número de iniciativas contempladas: 13%. São Paulo foi o segundo colocado com 9%, seguido de Pernambuco e Bahia com 8%. Sergipe e Alagoas tiveram 7% do total de premiados e o Ceará 6%. Maranhão, Paraíba e Pará ficaram com 5% das iniciativas vencedoras. Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná ficaram com 4% do total de premiados e o Rio Grande do Sul ficou com 3%. Os estados do Piauí, Goiás, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Norte ficaram, cada um, com 2% das iniciativas premiadas. E Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Roraima, Rondônia e Amazonas tiveram, cada um, 1% do total de premiados.

Uma Comissão de Seleção, composta por 32 membros – artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC – reunida entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Brasília, avaliou todas as propostas utilizando critérios de pontuação e avaliação de quesitos de acordo com cada categoria. Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais.

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural concederá ainda um prêmio especial à Mestra Dona Isabel, homenageada nesta edição do Prêmio Culturas Populares.  A lista dos premiados foi elaborada seguindo-se a ordem decrescente da nota final obtida pelo candidato em cada categoria. A nota final é resultante da soma da pontuação atribuída de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do município no qual a atividade foi desenvolvida, e das notas obtidas na avaliação dos quesitos.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. lgoQI4 I loved your blog.Really thank you! Really Cool.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *