PINTURA DIGITAL

PINTURA DIGITAL

Arte PLÁSTICA Digital é diferenciada de arte digital, arte gráfica digital ou design, por ser PINTURA. Uma pintura digital, não é arte digital simplesmente, que são montagens e efeitos de uma máquina e seus programas, independente do artista plástico e que dependem de um bom técnico em informática, apenas, ou treinamento específico.

Entende-se como PINTURA DIGITAL, a utilização de PINCÉIS (mouse-pincel) para de fato ser uma obra plástica digital. Qualquer trabalho na pintura normal de um artista, pode ser feito num PC. Isto é muito difícil de conseguir e é uma arte que só ARTISTAS PLÁSTICOS podem fazer bem feita. Não basta ser um expert no computador, este irá fazer montagens e designs, pouco além disto. Este, não pinta, monta imagens e ou as trata.

Esta técnica, Artes Plásticas Digitais, usa o computador como ferramenta para pintar e, foi desenvolvida por artista Brasileiro. A criação é feita na tela do computador, usando ferramentas como pincéis, lápis, espátulas virtuais e tintas, para ir compondo e pintando a imagem. Depois de pronto o resultado é enviado para transferência em óleo, acrílico à quente, cera ou tinta automotiva sobre tela, papel, tecido, azulejos, plástico e ou diversas mídias etc…, através de uma máquina de plotagem ou transfer. Então, aí sim, o artista o assinará e será um original. Feito o tratamento em verniz, depois vem o emolduramento. A imagem pode ser guardada digitalizada para outras transferências. Técnica é muito nova e pouco utilizada no meio artístico ainda. A competição está na qualidade, conteúdo e preço de um trabalho.

Explicativo

Pintura Digital: A mais avançada manifestação das Artes Plásticas. O mouse e os programas de Computador são as mais novas e eficientes ferramentas inovadoras para todo o artista plástico, com algum treino e técnica. É uma pintura manual.

Artes Plásticas Digitais: Uma técnica usada para a Pintura Digital. Existem outras técnicas e por certo existirão muitas, afinal, em médio prazo todo o artista plástico, por certo irá pintar digitalmente, além das técnicas tradicionais e conservadoras.

Arte Digital: Muita arte pode ser digital – A Pintura Digital é parte deste contexto, não no mesmo texto. Muita arte pode ser digital (imagens em movimento, formatações, desenhos, designer e etc…). A Pintura Digital (área do artista plástico) é especializada e usa o meio digital, tornando-se real através das impressões.

Impressões: É um Original toda a impressão diretamente de uma arte produzida em computador e assinada na origem. (Convenção Internacional de Viena e outras associações internacionais). Pode ser única, dependendo da decisão do artista, ilimitada ou limitada em série numerada – a gravura digital.

Giclee: Uma impressão especial para a Pintura Digital e, também usada para a arte digital ou obra digitalizada, para a tela ou gravura.

Ultra-Luz: Uma impressão fotográfica, sem tintas, em sistema semi-artesanal em tela ou gravura.

Of Set: Impressões em papel utilizando o fotolito para as gravuras.

Tergo Print: Uma máquina que imprime arte digital em diversas mídias.

Tipos ou mídias de impressões: Tela em algodão, tela sintética, (qualidade fotográfica, em óleo, acrílico ou cera), aço escovado, tecido, azulejo, vidro, papel, plástico e etc…)

Restauros: A Pintura Digital não prevê restauros. A durabilidade do Giclee ou ultraluz está além de cem anos em média. Assim, será mais econômica uma nova impressão do que um restauro. Na Pintura Digital, pela primeira vez, o artista terá seus traços originais preservados ‘ad eternum’. Uma grande conquista que os gênios do passado foram impossibilitados de usar, porém os do presente estão utilizando. Os normais também!

A Arte é uma manifestação que não se mede ou se avalia pela mídia utilizada ou por uma opinião, mas pela concordância de uma maioria. O preço pode indicar o comércio, não a qualidade ou a verdade sobre o que é belo. Adquirir uma obra de arte é mais importante do que admirar o que ditam ou o que valorizam além da própria opinião. Um jardim pode ser admirado mesmo sem precisar colher uma única flor. No entanto, além de admirar, possuir uma flor é para quem planta, compra ou a recebe de presente. É muito bom estar além das opiniões! – Celito Medeiros

    Author: Redação

    Share This Post On