Ouça “História Hoje” 04/01: Painéis Guerra e Paz de Portinari eram entregues à ONU em 1956

portinariguerra

Há 61 anos o pintor brasileiro Cândido Portinari entregava os painéis Guerra e Paz à Organização das Nações Unidas, a ONU. Esses painéis, que medem cerca de quatorze metros de extensão por dez de altura cada um foram pintados entre os anos de 1952 e 1956.

Apresentação Márcia Dias

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

O governo brasileiro encomendou as pinturas ao artista com o objetivo de presentear a sede da Organização, em Nova Iorque. Trabalho terminado, os painéis foram expostos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek.

 

Para realizar o trabalho, o pintor usou poucas cores, além de linhas retas e formas geométricas. Outro ponto presente na obra são as figuras sobrepostas e a falta de preocupação do artista com a perspectiva e a profundidade.

 

No painel que se refere à guerra, o artista deixa claro os sentimentos das pessoas durante um período de conflito.

 

Com poucos pontos de cor e tons sóbrios e frios, a pintura dá ao observador a sensação de desconsolo. As expressões das figuras presentes no quadro revelam medo, tristeza e desespero.

 

Já no painel que se refere à paz, Portinari usou tons mais amenos. Transmitem alegria e tranquilidade.

 

A presença de cores como o vermelho chama a atenção do observador para a felicidade que emana da pintura, assim como as figuras representadas nele. Esse é o caso, por exemplo, do coral de crianças cantando e das mulheres dançando, enquanto os homens jogam capoeira.

 

Por esse trabalho, Portinari recebeu em 1956 um prêmio concedido pela Solomon Guggenheim Foundation, de Nova Iorque.

 

Em 2010 as pinturas foram trazidas ao Brasil para serem restauradas. Depois da conclusão do trabalho, os painéis foram expostos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo visitados por mais de quarenta mil pessoas.

 

Em seguida, as pinturas foram expostas no Memorial da América Latina, em São Paulo, no Grand Palais, de Paris, no Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão, em Oslo, na Noruega e no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *