Museu Nacional festeja 192 anos

museu-nacional-fachadaPrimeiro museu do Brasil, Museu Nacional/UFRJ comemora 192 anos de 13 a 15 de agosto:
37 atividades culturais e científicas serão oferecidas para o público gratuitamente! Primeira instituição do gênero no Brasil, o Museu Nacional/UFRJ comemora 192 anos de funcionamento compartilhando com o público o que tem de melhor: sua vasta produção científica e cultural. Para isso, será montada uma tenda de 1.300 m² para ambientar as 37 atividades oferecidas gratuitamente de 13 a 15 de agosto, na Quinta da Boa Vista, RJ, de 10h às 16h. Como acontece todo ano, um tema especial norteará as atividades. Neste 2010, será “Eureka! Um passeio pela história da Ciência” que mostrará descobertas que mudaram a Humanidade desde Arquimedes – considerado o primeiro cientista do mundo, ao inventar a roda e a manivela – passando por Isaac Newton, Einstein, Leonardo da Vinci, Charles Darwin, e Bertha Lutz, esta última também homenageada por ser a primeira mulher a tornar-se funcionária pública no país, além de ter sido a criadora das bases do movimento feminista no Brasil.

Os cientistas, inclusive, estarão de corpo presente na festa. É que, caracterizados dos pés à cabeça, atores do curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ vão interagir com os visitantes a todo momento. “Cada ator estudou muito sobre a vida e a obra de cada cientista. A ideia é promover um contato lúdico entre o público e o personagem”, explica Caroline Rodriguez, responsável pela coordenação desta parte do evento. A expectativa dos organizadores é que a visitação ultrapasse a casa das 30 mil pessoas, marca de 2009, gente que será muito bem recebida por uma equipe em torno de 500 funcionários de várias esferas da UFRJ.

“Este é o evento emblemático do Museu Nacional/UFRJ, no qual através das oficinas e diferentes atividades oferecidas, o público tem franco acesso às atividades científicas desenvolvidas no Museu e em outras instituições congêneres. Comemoramos o aniversário do Museu Nacional/UFRJ junto ao seu público, presenteando a todos com a interação entre ciência, aprendizado e lazer”, destaca Cláudia Carvalho, diretora do Museu Nacional/UFRJ.

Oficinas, mostras, visitas guiadas e apresentações culturais estão entre as boas pedidas da programação. Um dos anseios dos organizadores é dar a conhecer o diferencial das profissões do universo científico. Outro, é ampliar as possibilidades do belo parque com atividades ao ar livre. Tais como: Olhares afetivos: workshop de fotografia – SESC; Tobogã; Futebol Inflável; Carrossel; Projeto Calango; Projeto Corrida de Orientação; Projeto Ginásticas; Projeto Medidas e Avaliação; Projeto Portas Abertas para o Corpo; Exposição do Parque Estadual da Pedra Branca. Além disso, acontecerá apresentação da peça “João e Maria”, com a Companhia Atos e Atores (sexta-feira dia 13 pela manhã e à tarde); e Contação de História: Cantos do Brasil (apresentações no sábado e no domingo) que ocorrerá num caminhão-palco levado ao local especialmente para a exibição.
Outras informações: www.museunacional.ufrj.br

Local: Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão
Data: 13 a 15 de agosto de 2010. Preço: Grátis
Horário: 10h às 16h

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *