GALERIA DO ATELIÊ inaugura DESPACHO – Rio de Janeiro – Exposição

despachoExposição coletiva dia 18 de dezembro, às 19h Entrada Franca. O Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva), coletivo de artistas contemporâneos, inaugura na Galeria do Ateliê no dia 18 de dezembro, às 19h, a exposição DESPACHO,  com fotos, vídeos, serigrafias, bordados, instalação, esculturas  etc  (abre dia 19/12 para visitação, fechando logo após para as festas de Natal e Ano Novo, reabrindo de 4/1 à 27/2).

DESPACHO é resultado da “meditação” de treze artistas convidados sobre essa questão, um diálogo com os deuses que lhes servem e que façam de seus objetos mais do que meras colocações materiais. Para cada mês do ano será mostrado o “despacho” de um artista e, um 13º (número igualmente simbólico) em homenagem a Exu, o grande Mercúrio, “despachador” entre as esferas dos deuses e dos mortais.

O Grupo DOC sugeriu que todos os artistas despachassem sobre a tela branca oferecida e que transformassem seus objetos e imagens em veículos, em estopins de diálogo com algo mais, querendo talvez entender que deuses são esses com quem nos comunicamos, por onde vamos, o que recebemos, o que prometemos, para falar com quem, para dizer o quê?

O Grupo DOC tem a participação de Isabel Löfgren, Marco Antonio Portela, Mauro Bandeira e Patricia Gouvêa que convidou mais dez artistas: Alexandre Vogler, Antonia Dias Leite, Arjan, Clarisse Tarran, Claudia Hersz, Elisa von Randow, Guilhermo Srodek-Hart (Argentina), Gustavo Speridião e Mariana Varela (Colômbia).  Todos artistas com personalidades “despachadas” e com trabalhos “despachudos”. Cada artista recebeu um paninho de 70 x 70 cm, área para seu despacho/obra.

GRUPO DOC

O Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva) foi formado em 2005 por Isabel Löfgren, Marco Antonio Portela, Mauro Bandeira e Patricia Gouvêa, no Rio de Janeiro. A primeira ação, a NANOEXPOSIÇÃO, teve a primeira versão na Galeria Arte em Dobro, com a participação de 35 artistas. Mexeu tanto com a cabeça do público e dos artistas, que foi convidada e montada em outras quatro capitais do Brasil: São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Vitória; além de ter viajado para a Colômbia e Suécia, sempre agregando os artistas locais. A última versão em Estocolmo, em 2009, contou com mais de 200 artistas e cerca de 1000 visitantes em 15 dias de exposição.

O coletivo também realizou outras ações: FAKE, em 2006, na Galeria 90 Arte Contemporânea, NUBES, na Galeria Meninos de Luz, no Pavão-Pavãozinho, e VIDEOARTE EN LA BODEGA, na Feira ArtBO, em Bogotá, em 2008.

DESPACHO – Coletiva do Grupo DOC e artistas convidados.

Galeria do Ateliê, Av. Pasteur, 453 Urca (2541-6930)
Abertura: dia 18 de dezembro, às 19h. Entrada franca
Visitação: dia 19 de dezembro de 2009 e de 4 de janeiro a 27 de fevereiro de 2010
De 2ª a 6ª, de 10h às 21h; Sab. de 10h às 17h

Assessoria de imprensa
Eli Rocha e Liliane Schwob
(21) 2547-4953 / 9179-4763

    Author: Redação

    Share This Post On

    2 Comentários

    1. NVHh5d I value the post.Really thank you! Keep writing.

    2. 320Lx8 I really enjoy the blog article.Thanks Again. Fantastic.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *