Fundação CSN apresenta exposição com obras de grandes mestres ceramistas brasileiros

Difundir o Brasil através da arte popular, a preservação da memória, a diversidade cultural e o imaginário de um povo. Essa é a proposta da exposição Grandes Mestres: a cultura popular brasileira modelada no barro, que será apresentada na Galeria de Artes do Centro Cultural Fundação CSN, a partir do dia 21 de fevereiro.

Grandes Mestres traz para Volta Redonda e o Sul Fluminense parte do acervo de 519 peças de cerâmica, da cultura popular, criadas por grandes mestres e seus discípulos. Toda a coleção foi reunida pelo casal Stella e Serge Daniel ao longo de décadas, por meio das várias viagens realizadas pelo Brasil. Em cada destino novas peças foram adquiridas e passaram a integrar a coleção, que acaba de ser doada à Fundação CSN.

São peças de tamanhos, técnicas, queimas e pinturas diversas, ricas em histórias e concebidas por importantes ceramistas, como Mestre Vitalino, Manuel Galdino, Ana das Carrancas, Zé Caboclo e Manuel Eudócio, entre outros. Os mestres ceramistas e seus discípulos procuraram retratar em cada peça parte do cotidiano de seu povo. Lá estão, por exemplo, as festas culturais do norte do Brasil, o dia a dia de trabalho do sertanejo, entre outras representações de várias regiões do país.

Para Stella Daniel, a doação vai de encontro ao desejo dela e do marido de compartilhar com as pessoas o sonho que sempre tiveram, de que a coleção levasse o público a conhecer mais do Brasil através da cerâmica. Após anos, restrito ao ambiente íntimo do apartamento do casal no Rio de Janeiro, o acervo agora está exposto aos olhares curiosos do público que poderá ver de perto uma parte de sua história, retratada nas peças.

Além da exposição Grandes Mestres: a cultura popular brasileira modelada no barro, parte do acervo doado também ficará exposto de forma permanente em uma sala no Centro Cultural Fundação CSN, e que leva o nome de seus doadores: Stella e Serge Daniel. Além disso, no Hotel-Escola Bela Vista parte da coleção, provenientes de países da América do Sul. O espaço faz parte do projeto Centro Cultural Extensão, cuja proposta é ampliar as possibilidades de acesso aos projetos e exposições da unidade.

“Multiplicar as mostras é importante para realizar um trabalho educativo, para oferecer à cidade de Volta Redonda e região a história do Brasil contada por meio desse acervo. As peças são de técnicas variadas e mostram a cultura e história da nossa gente”, destacou Helder Oliveira, supervisor cultural da Fundação CSN.

Os agendamentos de visitas mediadas para escolas e grupos em geral podem ser realizados pelo telefone (24) 3343-3990 ou pelo e-mail centrocultural.fcsn@csn.com.br.

CENTRO CULTURAL FCSN: Localizado em Volta Redonda (RJ), o Centro Cultural FCSN tem se consolidado como um espaço de formação e difusão cultural, tendo a arte-educação como foco. Um canal de interação com artistas e comunidade, abrigando as diversas expressões e linguagens artísticas.

Serviço:

Exposição: Grandes Mestres: a cultura popular brasileira modelada no barro

Local: Centro Cultural Fundação CSN – Vila Santa Cecília

Período: 21/02/2014 a 29/03/2014

Horário: 09h às 12h30 / 14h30 às 19h (segunda a sexta) | 14h às 16h (sábado)

Entrada: Franca

Abertura: 20 de fevereiro de 2014 – 16 Horas

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *