Exposição Mundial de Xangai convida MinC

china_xangaiO secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, reuniu-se na de segunda-feira, 22 de junho, com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX), da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O encontro assinalou o convite desta comissão ao MinC no sentido de colaborar na realização da Exposição de Xangai 2010 – de 1º de maio a 31 de outubro, na China – e também ocupar uma das quinzenas temáticas da feira no estande brasileiro.

“Tudo o que nós temos feito na área internacional parte do pressuposto que essa integração e essa relação tem na cultura um ponto chave”, disse Manevy e garantiu o apoio do ministério no evento. Sugeriu, ainda, alguns temas para compor a quinzena cultural em Xangai: música, cinema, artes visuais, moda, livro e leitura dentre outros e acrescentou, “quando a cultura não está presente se perde um elo vital de troca real entre os povos”.

A preocupação inicial e mais importante dos organizadores refere-se à curadoria. O secretário executivo propôs nova reunião para sugerir um profissional capacitado para o trabalho. Dentre os desafios da logística deste estande está o prazo para estruturar a participação brasileira, uma vez que o evento começará em maio de 2010. A Apex, a Embratur e a Secom/PR são parceiras na realização da feira que conta ainda com a participação de vários outros ministérios.

A Expo Xangai 2010 terá como tema Desenvolvimento Urbano com Qualidade de Vida. Esta feira, também conhecida com Exposições Universais (Expo), é considerada uma das mais importantes do calendário internacional e, para esta edição, a expectativa é reunir entre 70 e 80 milhões de visitantes durante os seis meses de atividade.

    Author: Redação

    Share This Post On