Espaço Cultural do Incra promove exposição inédita de escultura

espaco-cultural-do-incra-doce_bem_querer_n__252Arte pura, sem influências. É assim que Joaquim Xavier Pinto define as próprias obras, a serem apresentadas ao público pela primeira vez em uma exposição no Espaço Cultural do Incra, no edifício-sede da autarquia, em Brasília. A mostra O Escultor de Sonhos, em cartaz a partir desta quinta-feira (7), traz 20 peças, feitas com rochas sedimentares, pedra-sabão e madeira de reaproveitamento. O trabalho do artista tem como temática a natureza e o corpo humano, em especial o feminino. Um coquetel às 17h marca a abertura da exposição.

 

 

 

 

Natural da capital mineira, Belo Horizonte, mas radicado em Taguatinga (DF) desde os anos 60, Xavier trabalhou 39 anos como representante de vendas de tintas, mas sempre foi inclinado a várias formas de expressão artística. Em 2003, depois da aposentadoria, optou pela escultura na busca da personalização dos seus trabalhos.

 

“Nunca estudei a história da arte ou busquei referências em grandes escultores. Componho de acordo com o momento”, explica Xavier. As ferramentas são improvisadas conforme as necessidades. “Utilizo lâmina de tesoura, facas, pregos, lixas, e por aí vai”, diz.

 

O artista, de 61 anos, também atua no campo do abstrato, escrevendo versos e poesias, muitas delas inspiradas nas obras realizadas. Daí a autodenominação de escultor de sonhos. Um exemplo é a poesia Musa, que remete à escultura de mesmo nome: Musa fonte de inspiração/Meus versos/Minhas poesias/Minhas canções/Pedacinho do céu/Meu pecado, meu perdão/Pétala de rosa/Seiva que me embriaga/De sonhos e ilusões.

 

espaço cultural do incra

espaço cultural do incra

A mostra fica em cartaz até o dia 28 de maio. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Serviço

Exposição: O Escultor de Sonhos

Local: Espaço Cultural do Incra – térreo do edifício-sede da autarquia, no Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco D.

Data: de 7 a 28 de maio

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Entrada Gratuita

    Author: Redação

    Share This Post On