DOBROS – Márcia Pastore – Exposição

"Duplicar, dobrar, Tornar o espaço inicial uma multiplicidade de dobros".O Centro Cultural do Banco do Brasil inaugura, uma exposição DOBROS, Trabalho de Márcia Pastore criado para uma das salas do 2 º andar, no CCBB, Rua Primeiro de Março, 66,
Rio de Janeiro. A exposição fica em cartaz de 02 de março até 18 de abril.

A artista parte da intenção de impor uma ação uma uma superfície, deformando-a. A imposta Ação – Compressão – torna a superfície tridimensional, e incorpora o espaço físico ao trabalho. Esse tipo de procedimento já havia Sido usado pela artista em trabalhos anteriores, mas, em DOBROS atinge uma radicalidade .. Segundo Márcia Pastore “a escala do trabalho dialoga com o espaço da sala de exposições, de forma contundente, ea superfície reflexiva do aço ao mesmo tempo o que Reflete espaço, se mimetiza com ele”.

A OBRA
DOBROS é formado por seis chapas de aço inoxidável de seis metros de“S” e, para cada uma das placas, um “S” particular aparece.

Estas placas de 1,20 m de largura serão colocadas lado a lado e formarão um muro dividindo a sala em duas novas partes. Esses espaços serão incomunicáveis pelo corpo, mas se deixarão entrever visualmente, um pelo outro, devido às aberturas decorrentes das deformações distintas de cada chapa transfigurando o espaço arquitetônico.

“O espectador verá sua imagem duplicada e deformada na superfície reflexiva das chapas,”, explica Márcia Pastore “experimentará as mais diversas situações de duplicação de sua imagem e do espaço em que se encontra, reforçando as características de separação, clausura, estreitamento e estranhamento.”

Esse duplicar, dobrar e tornar o espaço inicial numa multiplicidade de dobros é, para Alberto Tassinari, curador da exposição, “a intenção do trabalho para que, por meio dos “dobros”, o espectador, no movimento ou repouso de seu corpo, experimente o novo espaço como lugar familiar, mas, em especial, estranho, bem formado, mas, sobretudo, disforme.”

A ARTISTA
Marcia Pastore
Realizou exposições individuais em instituições como o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo e o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi artista convidada pelo Centro Cultural São Paulo para integrar o projeto MAM-Nestlé de aquisição de arquivo e expos nas galerias Paulo Figueiredo, Valu Oria e Baró Senna, em São Paulo; Casa da Imagem, em Curitiba e Galeria Senda, em Barcelona, Espanha.

Participou de diversas coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; das edições de 2000 a 2002 da Arco Feira Internacional de Arte Contemporânea em Madrid; em 2005 e 2006 da Art&Book IX Bienal de Habana e da Art&Book&Omm – em Barcelona.

Ganhou a 3ª Bolsa Emille Eddé de Artes Plásticas e possui obras nas seguintes coleções públicas: Vestfossen Kunst Laboratorium (Oslo, Noruega); MAC de São Paulo; MAM de São Paulo; Casa da Cultura de Ribeirão Preto e Pinacoteca Municipal de São Paulo.

O CURADOR
Alberto Tassinari
Crítico de arte; Bacharel em Filosofia pela USP (1981); Mestre em Filosofia pela USP (1990); Doutor em Filosofia pela USP (1997).

Curadorias: Retrospectiva de Nuno Ramos (MAM/SP, 2000) e Retrospectiva de Fabio Miguez (Pinacoteca do Estado/SP, 2003).

Livros publicados: Paulo Monteiro. Duas cidades, 1990; Amilcar de Castro. Tangente, 1991; Pequeno guia Berlendis de historia da Arte. Berlendis, 1994; Nuno Ramos. Atica, 1997; O Espaço Moderno. Cosac Naify, 2001; Rodrigo Andrade. Cosac e Naify, 2008; Célia Euvaldo. Cosac e Naify, 2008.

Serviço:
D0BROS – Márcia Pastore
Curadoria: Alberto Tassinari
Centro Cultural Banco do Brasil – Entrada franca
Rua Primeiro de Março, 66, 2º andar – Centro (3808-2020)
Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 21h
Facilidades para deficientes
Visitação: 2 de março a 18 de abril de 2010
Metrô: Uruguaiana.
www.bb.com.br/cultura

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. This blog has unique insights, let a person feel at first sight is great, is also very helpful to people, is worth us learning.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *