Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte

Até 13 de novembro de 2011

Tendo construído uma sólida carreira erguida a partir da mistura de elementos nobres como a inspiração, a perseverança e bastante criatividade, o artista plástico Claudio Aun com uma exposição comemorando o rico percurso de quatro décadas pela arte até dia 13 de novembro, no Centro Cultural Correios.

Entre esculturas e pinturas serão expostas cerca de 34 obras de produção recente mas que remetem ao seu diálogo recorrente com o surrealismo. A mostra individual Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte é composta por quinze esculturas de mármore reciclado dedicadas aos deuses gregos, como Poseidon, Zeus. Athena, e Dionisio, além de quatro trabalhos em bronze evocando a mitologia, e mais quinze pinturas em óleo sobre tela, pertencentes à série Gemas do Brasil.

Dominando diversas técnicas artísticas mas voltado especialmente para as esculturas que abraçou depois de ter morado na lendária Carrara, na Itália, onde aprendeu a esculpir em mármore, Claudio Aun há tempos desenvolve seus trabalhos em bronze. Mais recentemente voltou a enveredar pelo mármore, porém o reciclado. Suas peças, entretanto, continuam sendo elaboradas a partir de matrizes oníricas e simbólicas.

Inaugurando carreira artistica na cidade de São Paulo em 1969, Claudio Aun migrou dois anos depois para o Rio de Janeiro. Em pouco tempo, o paulista Aun passou a integrar diversas mostras individuais e coletivas, colecionando centenas de participações tanto no Brasil quanto no exterior. Seus trabalhos já transitaram por cidades como Nice(França), Lisboa(Portugal), pela capital francesa Paris, pela capital alemã Berlim, Amsterdam(Holanda), Montevideo(Uruguai), e Tampa(Florida/EUA). Entre nós, sua arte percorreu espaços como a Villa Riso, o Hotel Copacabana Palace e o MAM-Resende(todas no Rio de Janeiro, em 1985); o Centro Cultural Light/RJ(1995); a Galeria Sesc Copacaban(1997); o prestigiado Museu Nacional de Belas Artes(2001) e ainda o Centro Cultural Correios(em 2010), dentre dezenas de outros.

No ano passado, sua reconhecida trajetória foi realçada: Claudio Aun foi nomeado para uma cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, tendo como patrono o renomado fotógrafo Marc Ferrez.

Desenvolvendo um incansável trabalho em prol da arte, paralelamente ao universo das exposições Aun atuou como cenógrafo e há mais de uma década é professor de escultura na Casa de Cultura Laura Alvim, formando centenas de artistas.

Exposição: Claudio Aun 40 anos de inspiração em arte
Local: Centro Cultural Correios – r. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Abertura: 27 de julho, às 18h.
Periodo: 28 de julho até 13 de novembro
Visitação: de terça a domingo das 12h até 19h. Entrada franca.
Divulgação: Nelson Jr 9315-5295/ jrnelson2003@ig.com.br
Claudio Aun: tel 021-2253-1474 begin_of_the_skype_highlighting 021-2253-1474 end_of_the_skype_highlighting e cel 021- 9686-0453 begin_of_the_skype_highlighting 021- 9686-0453 end_of_the_skype_highlighting

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *