Cerâmica de Maragogipinho

Ceramica MagarogipinhoExposição de peças artesanais no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, a partir de 10 de dezembro

A tradição de mais de meio século de arte no barro de Maragogipinho, distrito do município baiano de Aratuípe, será exposta na Sala do Artista Popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC), na cidade do Rio de Janeiro.

A inauguração será às 17h do dia 10 de dezembro e a mostra permanecerá aberta ao público até 17 de janeiro de 2010, de terça a sexta-feira, no período das 11h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h. Serão exibidos potes, porrões, panelas, moringas, alguidares, bois-bilhas, mealheiros e outros artefatos em cerâmica.

São peças artesanais pintadas com tauá (barro vermelho depurado), de refinado acabamento e decoradas com motivos florais em tabatinga (argila branca), que ultrapassam sua função utilitária e se constituem, sobretudo, em objetos decorativos.

A produção de cerâmica dá sustentação econômica e social ao distrito de Maragogipinho, com suas olarias ao longo do Rio Jaguaripe.

A exposição é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), que integra as ações do Programa Mais Cultura do MinC, e está sendo promovida pela Associação Cultural de Amigos do Museu do Folclore Edson Carneiro, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Saiba mais: www.cnfcp.gov.br

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 15 =