“Carnaval Cultural de Itapoá 2017”

ddddd

O prefeito de Itapoá, Santa Catarina Marlon Roberto Neuber e Vice- Prefeito Carlos Henrique Nóbrega, através da Secretaria de Cultura e Turismo,  visando divulgar os artistas visuais e artesãos locais,  convidou  lideranças do fazer cultural   a participarem do Projeto “Carnaval Cultural de Itapoá – 2017”. Entre estas Neusa Lopes, artista visual, que atuou na ativamente na área da cultura do estado do Paraná,   foi quem coordenou juntamente com o Secretario de Cultura e Turismo Cláudio Lemonie, as atividades artísticas. O material utilizado, tinta acrílica e madeirite naval, foi fornecido pela  Prefeitura Municipal.

a1

“O projeto  “ Carnaval Cultural de Itapoá – 2017”  é mais que um evento, é  uma  demonstração das facetas da  nossa cultura popular itapoaense. Uma amostra de que a união em prol do bem comum é algo que não tem preço. Como resultado a comunidade vai usufruir de um carnaval com a cara da nossa gente! Gente que faz, gente que se dispõe a fazer a diferença, gente que proporciona o acesso a arte e cultura de forma simples e criativa, gente de Itapoá”! (Neusa Lopes)

a2

Um fator importante,  todos os artistas e artesãos, amadores e profissionais na arte de pintar,  produziram suas obras no mesmo espaço,  demonstrando  uma verdadeira integração. Foi uma experiência incrível, geralmente cada artista produz sua obra de forma isolada, isso não aconteceu em Itapoá. Os trinta e cinco artistas participantes do projeto,  atuaram voluntariamente e pintaram  diariamente,  até concluírem. O entusiasmo de todos era evidente.    A comunidade acompanhou cada etapa das atividades, participando e apoiando. O próprio prefeito municipal  Marlon Roberto Neuber e o  vice- prefeito Carlos Henrique Nobrega acompanharam as atividades com entusiasmo,  uma motivação extremamente importante para cada um.

aaa3

As 52   obras concluídas foram apresentadas a comunidade  no dia 11 de fevereiro na EXPOVERÃO,  local onde os artistas se reuniram para  pintar, no mesmo local ocorreu também  exposição, que proporcionou momentos de confraternização entre os artistas participantes, autoridades e imprensa.  Na ocasião o  prefeito Marlon Roberto  Neuber disse ter ficado  surpreendido pelo resultado do trabalho artístico realizado em tão pouco tempo. O vice-prefeito Carlos Henrique Nóbrega disse ter ficado impressionado com a qualidade das obras. “Eu não tenho a menor sobra de dúvidas de que a coisas na Cultura de Itapoá vão acontecer”.

BB3

Na seqüência o conjunto de obras foi instalado ao longo  na Av. André Rodrigues de Freitas,  formando uma   “ EXPOSIÇÃO DE ARTES A CÉU ABERTO“, que vem sendo apreciada por todos que ali circulam.  Aspectos da cultura local estão presentes em cada obra, na visão de cada artista. As belezas naturais, a pedra que surge, (que originou o nome de Itapoá)  o farol, o fandango  , as lendas e mitos, a cultura da pesca, o pescador, os povos indígenas,  caiçaras, a praia, a fauna e flora da  mata atlântica, a restinga, a Baía da Babitonga, o Rio Say Mirim,  as carrancas e o próprio carnaval que faz parte do nosso folclore nacional.

V11

Após o carnaval as obras serão incorporadas ao patrimônio publico da Prefeitura Municipal de Itapoá.

M1 M2

JJJJ

O  “Carnaval Cultural de Itapoá 2017”, um projeto que busca alavancar o turismo e enaltecer a cultura do município. O evento acontecerá na Avenida André Rodrigues de Freitas, entre a Avenida Beira Mar III e Rua Ormindo Baptista da Silva, de 24 a 28 de fevereiro, das 21h30 às 3h.

Nas cinco noites haverá apresentações de bandas em diversos pontos e exposição de trabalhos  individuais de artesãos e artistas visuais de Itapoá”.

 

PPPPP

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *