BH “ROMPENDO O SILÊNCIO”

expo-rompendo-o-silencioUm encontro entre o sagrado e o profano, assim pode ser interpretada a exposição “Rompendo o Silêncio” de Adriana Torga Bellardini. Inspirada na obra renascentista do mestre Michelangelo Buonarroti. A exposição convida o espectador a interagir com o autor e sua obra em vários momentos. No primeiro momento se dá a ruptura, através das imagens criadas por pontos do dedo indicador do Criador com o dedo do autor. No segundo momento, o espectador passa da contemplação para a ação, se tornando o protagonista da obra. O terceiro passo desta interação se dá através da introspecção, na qual o espectador ouve poemas interpretados por Maria Bethânia. O quarto momento desta exposição pode ser intitulado de “Rompendo Barreiras”, pois a obra não mais pertence a um lugar determinado e proporciona a relação direta entre espectador e espaço. Desta forma, a autora promove uma verdadeira reflexão sobre a obra de Michelangelo Buonarroti; compreendida entre (1508-1512), intitulada “Criação de Adão”, realizada no interior da nave na capela Sistina, em Roma.

“Apesar dessa visão cristalizada dos estudiosos em entender a passagem da imagem desses dois seres justapostos que representam a cosmogonia do mundo, um sagrado e o outro profano, o Criador e Adão respectivamente, cria-se o silêncio”, comenta a autora. Com base numa vasta pesquisa bibliográfica, Adriana Torga propõe uma via oposta à paradigmática. “Nesse minúsculo espaço criado entre os dedos indicadores, rompendo não só o silêncio criado como também a visão contemplativa da obra, ou seja, autor e espectador interagem e integram-se com o dedo indicador do Criador”, complementa.

SOBRE A AUTORA

Adriana Torga Bellardini nasceu em Belo Horizonte em 1964,brasileira, viúva e aluna do curso de Artes Plásticas da Escola Guignard-UEMG. Expõe seus trabalhos desde 2008 no auditório da Escola Guignard-UEMG no evento “A escultura e o campo expandido”. Em 2009 também expôs no mesmo local na exposição “A instalação X o cubo branco”. No mesmo ano, Adriana teve seu trabalho exposto na Galeria de Arte do Espaço Cultural da Cemig e, em 2010. Rompendo os limites mineiros, Adriana expôs no município de Resende (RJ), no 38º Salão da Primavera, na Casa da Cultura Macedo Miranda – Museu de Arte Moderna de Resende, sendo agraciada com o prêmio Menção Honrosa.

SOBRE A OBRA

A exposição “Rompendo o silêncio” estará em cartaz entre os dias 10 a 28 de janeiro de 2011, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Prédio anexo Professor Francisco Iglesias – Passarela Cultural. Rua da Bahia, 1889 – 2º piso – Funcionários. O horário e os dias de visitação são de segunda a sexta-feira de 8:00 as 20:00 horas.  

INFORMAÇÕES: Tel.: (31) 92255871 E-mail: adrianabellardini@yahoo.com.br

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. Pc49oT I really liked your post.Really looking forward to read more. Fantastic.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *