A Forma Forjada

a forma forjadaA CAIXA Cultural Rio de Janeiro inaugura, no dia 28 de março, a exposição Rox Rezende – A Forma Forjada com a curadoria de Denise Mattar. Serão exibidos 26 trabalhos da obra singular do artista Rogério Miranda Rezende, realizados em ferro cortado, batido e soldado. Suas peças são quadros/esculturas que resgatam a arte do ferro de forma contemporânea e criativa.

 

Nascido em São Paulo, em 1961, Rox realizou exposições no Brasil e no exterior, e tem sua primeira mostra individual no Rio de Janeiro. Durante anos, o artista trabalhou com mobiliário e, desde 2000, dedica-se à ferronnerie. Seu trabalho resgata um métier tradicional que, durante séculos, fez parte da arquitetura e produziu mestres como Gaudi e Guimard.

 

O artista utiliza formas lineares puras, que se expandem em amplas áreas vazadas e incorporam uma multiplicidade de unidades compositivas, que ele relaciona com estruturas cósmicas. De natureza construtiva, sua obra flerta, em alguns momentos, com a figuração, retraçando troncos, raízes e paisagens.

 

Portador de deficiência auditiva, Rox foi, na sua juventude, um campeão de surfe bastante conhecido. Encontrou na arte uma forma de expressão e comunicação. Em entrevista à curadora, ele disse que, quando trabalha, prefere desligar seu aparelho auditivo: “Mergulho no silêncio absoluto e ouço os planetas”.

 

Serviço:

Exposição “Rox Rezende – A Forma Forjada”

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1

Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 2544-4080

Abertura: 28 de março de 2011, às 19h (para convidados e imprensa)

Visitação: De 29 de março a 01 de maio de 2011

Horários: De terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h

Entrada franca

Classificação Livre

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =