23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del – Rei (UFSJ) – 17 a 31 de julho

inverno-cultural-de-sao-joao-del-reiSerão oferecidas 1.601vagas nas áreas de música, artes cênicas, literatura, arte-educação, artes plásticas e visuais e educação ambiental

A partir desta segunda-feira (28/06) estarão abertas as inscrições para as 73 oficinas ofertadas pelo 23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que acontece de 17 a 31 de julho. Este ano serão promovidas 69 oficinas em São João del-Rei e quatro em municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes. Ao todo são oferecidas 1.601 vagas nas mais diversas áreas, sendo elas: Música, Artes Cênicas, Arte-Educação, Artes Plásticas, Artes Visuais, Literatura e Especiais. (Acompanhe abaixo mais detalhes sobre as atividades).

As inscrições para as oficinas de Arte- Educação e Especiais podem ser feitas nos dias 28 e 29 de junho. Já as inscrições para as oficinas de Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais e Literatura serão realizadas nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho. Os valores para a inscrição variam de R$ 15 a R$ 20.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à sede da UFSJ – Campus Santo Antônio – Saguão da Fauf (Praça Frei Orlando, 170, Centro) de 13h30 às 18h30. O pagamento referente a cada oficina deverá ser efetuado no ato da inscrição. Àqueles que residem fora de São João del-Rei deverão entrar em contato pelo telefone (32)3379-2506, das 17h30 às 18h30. Mais informações no site www.invernocultural.ufsj.edu.br ou no telefone: (32)3379-2510.


Programação Oficinas:

Música

Temas: “Harmonia na música popular”, “Violão: concepções multi-texturais para arranjo e improvisação”, “Criação em gravação de música popular”, “Oficina musical – Catibiribão: a música para crianças na vida de cada um”, “Grupo vocal (canto popular)”, “Oficinas de Fluxo e Performance Musical”, “Violoncelo”, “Flauta transversal e Coral de Flautas”, “Retórica Musical no Barroco (uma leitura da Paixão segundo São João de Bach)”, “Violino”,  “Viola”,  “Improvisação Jazzística para guitarra e violão”,  “Piano e música de câmara”, “Oficina de criação musical – música em conjunto”, “Linguagem de sinais para improvisação musical – Soundpainting”, “Interpretação de música colonial mineira (orquestra e coro)”, “Influências musicais afrobrasileiras: um laboratório de música popular”, “Violão Clássico” e “O Maracatu de Baque Virado e seus “movimentos sonoros”.

Artes Cênicas

Temas: “Presença de palco: música cena expressão”, “A interpretação teatral do ator-manipulador”, “Dança aérea”, “Oficina teórica–prática de expressividade vocal”, “O teatro na educação básica”, “Palha assada, frita e cozida”, “Interferências urbanas” e “Iniciação ao palhaço: 1,2,3… tente outra vez”.

Arte-Educação

Temas: “Brincadeira é coisa séria!”, “Trecos, Tramas e Objetos – falando se constrói”, “Todo dia, toda hora tem música na escola – Rumos para o professor na sala de aula”, “Construção e manipulação de fantoches de sucata”, “Construção de bonecos de espuma”, “Jogos artísticos para professores”, “Biscoitos Falantes: fazer é bom, comer é gostoso e criar é um sonho’ e “A arte do teatro na terceira idade – resgate da memória cultural”.

Artes plásticas

Temas: “Iniciação à escultura em pedra-sabão”, “Do livro ao livro de artista”, “Pintura em técnicas mistas”, “As cores do solo do Campo das Vertentes”, “Fazendo arte com monotipias e colagens” e “Escultura do corpo humano em cerâmica”.

Artes visuais

Temas: “A cara do filme – direção de arte para animação stop motion”, “A fotografia como suporte na direção de arte”, “A linguagem do cinema”, “Produção Audiovisual em Novas Mídias”, “Corpopaisagem: diálogos entre corpo e cidade”, “Interpretação para produções audiovisuais – técnicas e sensibilidade” e “Animação de curta metragem para internet e outros meios”

Literatura

Temas: “Literatura e erotismo”, “Poesia visual”, “Narrativas breves – e outras nem tanto”, “Construindo meu Baú de Estórias” e “Crítica literária”.

Especiais

Temas: “Educação ambiental e aventuras – turma 1”, “Educação ambiental e aventuras – turma 2”, “Orientação – o esporte da natureza”, “Curso de Escalada – turma 1”, “Curso de Escalada – turma 2”, “Ecoturismo – conheça e preserve o potencial natural da região – turma 1”, “Ecoturismo – conheça e preserve o potencial natural da região – turma 2”, “Artes marciais orientais”, “Vitral em Patechwork”, “Pintura facial e escultura em balões”, “Brincando e aprendendo a ser saudável através dos alimentos”, “Tai chi chuan – 13 movimentos do Chi Kung – Exercícios respiratórios chineses”, “Maquiagem artística para comissões de frente e destaques”, “Tamborzando – construção de tambores artesanais”, Elaboração de projetos culturais” e “Orquídea: eu cultivo esta idéia – Núcleo Orquidófilo Serra de São José”.

www.invernocultural.ufsj.edu.br

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *