Reforma do Teatro Nacional será por meio da Lei Rouanet

Teatro Nacional Claudio Santorobbbbbb

Organizações sociais sem fins lucrativos poderão apresentar, via Lei Rouanet, projetos de captação dos recursos para a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro, fechado desde 2014. Em audiência realizada nesta quarta-feira (17), o ministro da Cultura, Roberto Freire, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, decidiram que o chamamento público será aberto com essa finalidade.

Segundo o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, a expectativa é que o chamamento ocorra nos próximos 60 dias. Ele explica que o GDF já assinou um contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para readequar o projeto arquitetônico de recuperação do teatro.

A primeira etapa da reforma será a restauração da Sala Martins Pena, bem como todas as demolições necessárias. A segunda trata-se da renovação da Sala Villa Lobos e, em seguida, o restante do Teatro Nacional. O acompanhamento da obra, segundo Rollemberg, será feito pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), contratado pelo GDF.

Para o ministro da Cultura, Roberto Freire, a recuperação do espaço, um dos equipamentos culturais mais importantes de Brasília e do País, sempre foi uma das principais preocupações desde que assumiu o Ministério da Cultura.

“Não podemos aceitar que um equipamento do porte do Teatro Nacional permaneça fechado. A responsabilidade assumida pelo governador é reabrir o teatro. O papel do Ministério da Cultura é cooperar para que essa reabertura se concretize”, destacou.

O ministro afirmou também que o Banco de Brasília (BRB) dará suporte financeiro suficiente para o início da arrecadação de recursos junto a outras empresas e estatais. “Não tenho dúvida de que o Teatro Nacional vai despertar o interesse de todos aqueles que querem ver esse patrimônio em pleno funcionamento. Esse é um bom momento que o Ministério da Cultura e o GDF estão vivendo”, ressaltou.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *