Funk, um espetáculo – RJ

funk-um-espetaculo

A história do ‘Baile’ se passa ali, no cotidiano de uma favela onde cada dançarino do ‘Passinho’, um dos modos de dançar o Funk, começou a se interessar por cultura, pela música e pela dança em meio à guerra de facções e toques de recolher do tráfico. O primeiro espetáculo dirigido e idealizado pelos dançarinos do “Passinho do bonde” e “Imperadores da Dança” estreia dia 10, às 16h, na Biblioteca Parque de Manguinhos, uma das favelas da Zona Norte Rio de Janeiro.

 

A obra é uma criação coletiva dos dançarinos Marreta Imperador, Yure, LC, Pato, Yuri Mister Passista, Tinho, Severo 25, Isaque Badalado, Henrique, Jefte, Sidy, Pablinho IDD, sob a direção de Isaque de Oliveira e William Severo.

 

O espetáculo mostra como acontece um baile de favela na cidade do Rio de Janeiro, desde a montagem das equipes de som até o término. Ao expor os bastidores, o desafio criativo e a força econômica do movimento, cada produtor cultural – ou personagem da trama – que se envolve no evento ganha o seu destaque: equipes, dj?s, mc?s, dançarinos, carregadores, cabeleireiros e o comércio local, e é nesse contexto que surgem os passos cheios de movimentos ousados que deram origem ao ‘Passinho Foda’.

 

O vídeo, de 2013, projetou o estilo na internet, que virou febre e deu origem a festas, competições, batalhas, ao filme que conta a história de muitos desses dançarinos, o “Batalha do Passinho”, do diretor Emílio Domingos e também a este espetáculo que estreia dia 10. A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila), próximo à Unidade de Pronto-Atendimento de Manguinhos.

 

Colaboração de Ascom

    Author: Braisil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *