Festival de Teatro Brasileiro /09

 

 

 

Os produtores culturais, grupos e companhias permanentes que desejem fazer parte do Festival de Teatro Brasileiro (FTB) já podem enviar suas propostas. As inscrições para o evento – que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – estarão abertas até 12 de janeiro do próximo ano.

Os espetáculos selecionados serão apresentados nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Camaçari, na Bahia, e em Aracaju, Estância e Itabaiana, no Sergipe. De acordo com o regulamento, as solicitações devem descrever a atividade cultural, com ficha técnica completa, além de apresentação em DVD.

O responsável pela iniciativa, Sergio Bacelar, diz que a expectativa é de que essa etapa tenha, em média, inscrições de 70 projetos. Serão selecionados de oito a dez espetáculos, segundo critérios como excelência artística, qualificação dos profissionais envolvidos e mérito do repertório do grupo ou companhia.

A seleção estará a cargo de uma curadoria, composta por jornalistas e críticos de teatro. Os resultados serão divulgados até o final do mês de janeiro e as apresentações deverão ocorrer na primeira semana de maio, na Bahia, e na seguinte, em Sergipe.

“Esse festival dialoga e comunga com alguns preceitos do Ministério da Cultura para a política pública em relação à cultura, que são a democratização do acesso e a renovação. Qualquer espetáculo pode se inscrever – música, dança, teatro. Essa é a principal proposta e característica do evento”, explica Bacelar.

    Author: Redação

    Share This Post On