Esther Weitzman completa 10 dez anos de atividades com ocupação do cinquentenário Teatro Cacilda Becker

Esther Weitzman completa 10 dez anos de atividades de sua companhia Dança

Do dia 17 de novembro até o dia 20 de dezembro, a coreógrafa Esther Weitzman comanda uma programação intensa com 6 espetáculos, 3 diálogos com o público e 16 oficinas gratuitas, tudo acontecendo no Teatro Cacilda Becker. Na noite de abertura, dia 17, um Sarau vai reunir grandes nomes da Dança, entre eles: Angel Vianna, Maria Alice Poppe, Paulo Caldas, Regina Sauer e Denise Stultz, que dançam e falam sobre Dança. Nos dias seguintes Esther Weitzman pretende estimular o público carioca a conhecer as múltiplas facetas do ensino sobre a arte e o estudo da dança. Assim, artistas cariocas e um artista paulista, convidado especial, participam do evento cujo objetivo é priorizar e otimizar este espaço, o Teatro Cacilda Becker, como um lugar de intercâmbio e aprendizagem para atores e bailarinos. Permanece assim neste Teatro a vocação para a vanguarda, selada há 51 anos por Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque.

Aliar à criação artística a atividade didática tem sido a chave da carreira da coreógrafa, bailarina e mestra Esther Weitzman – profª da PUC Rio e da UniverCidade. Um caminho que vem sendo construído por meio de uma intensa e profícua dedicação à pesquisa do movimento do corpo humano. Consequentemente, seu trabalho como criadora está intimamente ligado a esta pesquisa, imprimindo em suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura.

A respeito desse importante momento em sua trajetória de coreógrafa, Esther Weitzman diz que “este tem sido um ano de intensa produção”, estreando dois espetáculos O que imagino sobre a morte e Presenças no tempo, e agora com a ocupação do Teatro Cacilda Becker, um projeto que celebra esses 10 anos de estrada “da melhor maneira possível, ao lado de amigos”, em uma confraternização na qual o foco é a diversidade da dança e os distintos trabalhos realizados com o corpo, sendo oferecidas 16 oficinas gratuitas, 6 espetáculos e Diálogos abertos ao público, encontros teóricos e discussões, a fim de suscitar a reflexão e o debate a partir de outras perspectivas e olhares. A programação completa está disponível no site www.estherweitzman.com.

O evento Ocupação do Teatro Cacilda Becker: Esther Weitzman Companhia de Dança – 10 anos é uma realização da Funarte – Ministério da Cultura, com apoio da PUC-Rio, UniverCidade e Studio Casa de Pedra.

Teatro Cacilda Becker (186 pessoas). Rua do Catete 388, Catete. Tel. 2265-9933. Acesso para deficientes. (Metrô – Estação Largo do Machado). Bilheteria de quarta a domingo a partir das 15h. Classificação indicativa, horários e valor do ingresso no site www.estherweitzman.com

Ney Motta | Arte Contemporânea
Assessoria de Imprensa

    Author: Redação

    Share This Post On